Política

Datafolha: aprovação ao Congresso é de 10%; reprovação chega a 41%

Crédito: Fábio Pozzebom / Agência Brasil

Aprovação à atuação do Congresso é a menor desde o início do atual mandato, em 2019 (Crédito: Fábio Pozzebom / Agência Brasil)



Divulgada nesta terça-feira (21) pela Folha de São Paulo, pesquisa Datafolha indica que 41% dos brasileiros reprovam a atuação do Congresso, o que engloba tanto a Câmara de Deputados como o Senado.

Apenas 10% dos entrevistados declararam que consideram a atuação legislativa federal boa ou ótima, o menor índice da atual legislatura. No início do atual mandato, em abril de 2019, a aprovação chegou a 22%.

+ Lula é considerado o melhor presidente da história, Bolsonaro o pior, aponta Datafolha
+ Índice de brasileiros que nunca acreditam em Bolsonaro chega a 60%, diz Datafolha

A aprovação ao Congresso é maior principalmente entre quem considera o governo Jair Bolsonaro (sem partido) ótimo ou bom – aprovação legislativa de 18% neste grupo.




O contrário também foi constatado: quem considera o governo federal ruim ou péssimo (46%), os mais instruídos (46%) e os mais ricos (53%) tendem a reprovar a atuação do Congresso.

Entre os que disseram que a atuação do Congresso é regular estão 45%, sendo que 4% não souberam opinar.

O Datafolha ouviu 3.666 pessoas entre 13 e 16 de dezembro – há margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.