Aeroportos

Técnicos do setor aéreo estão preocupados com a data do leilão dos três primeiros aeroportos em operação a ser concedidos à iniciativa privada: Cumbica (Guarulhos), Viracopos (Campinhas) e Brasília. Marcado para 22 de dezembro, o certame acontecerá em pleno período de festas de fim de ano e sob possível ameaça de greve dos aeroviários, cuja data-base é 1º de dezembro. Em 2010, a categoria tentou, mas não conseguiu paralisar os terminais do País. O governo, por enquanto, não fala em mudar o cronograma.

 

65.jpg

 

 

 

Guerra fiscal


Meta traçada para os Estados

 

Sem acordo no Confaz, o governo decidiu voltar à carga pela votação da Resolução nº 72, que uniformiza as alíquotas interestaduais sobre bens importados. O presidente do Senado, José Sarney, pedirá que a proposta seja remetida à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde há votos para alterar as normas, sem a necessidade de um acordo entre todos os secretários de Fazenda. Os Estados do Espírito Santo e de Santa Catarina, que oferecem generosos incentivos a importados, facilitando o acesso de bens de capital da China, por exemplo, resistem.

 

66.jpg

 

 

 

Trem-bala


Visita-surpresa

 

É intensa a movimentação dos chineses para disputar o primeiro leilão do trem-bala brasileiro, cujo edital deve ficar pronto no fim de novembro. Técnicos de estatais da China vêm visitando com frequência inusual a Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT). Para conhecer detalhes do edital, tem valido até chegar sem reunião marcada – gesto pouco usual para os formais orientais.

 

68.jpg

 

 

 

Orçamento


Dá-lhe gestão

 

Em sintonia com o discurso de eficiência de Dilma Rousseff, os ministérios ganharam “programas de gestão” com verbas no Orçamento de 2012. Não quer dizer que as pastas ganharão eficiência. Trata-se de antigas ações numa embalagem mais vistosa. 

 

 

 

Diplomacia


Armador-embaixador

 

Cingapura decidiu que vai abrir uma embaixada no Brasil. Mas não será desta vez que o país asiático, cada vez mais interessado em estreitar os laços comerciais, terá um diplomata de carreira no País.  Por enquanto, a representação diplomática está a cargo de Choo Chiau Beng, CEO da Keppel Estaleiros.

 

67.jpg

 

 

 

Cena do Planalto


Marcando território

 

Enquanto a presidente Dilma Rousseff discutia as agruras da economia mundial, na Europa, o vice-presidente Michel Temer marcava território.  Interino no comando, Temer convocou reunião para discutir as ações do Plano Nacional de Fronteiras – do qual é coordenador – com militares, Ministério da Justiça e Polícia Federal. Ficou decidido que o governo dobrará o efetivo para combater o crime organizado nas fronteiras.

 

69.jpg

 

 


Notas

 

Servidores do Tesouro Nacional, dos ministérios da Fazenda e da Previdência, e do Tribunal de Contas da União deflagraram uma campanha contra a criação do fundo de previdência complementar dos servidores públicos. Eles temem que a proposta abra brecha para a administração privada dos fundos. 

 

O Instituto Ethos, cuja missão é incentivar a prática da ética empresarial, apresentou proposta para que os 12 municípios-sede da Copa de 2014 garantam transparência sobre os gastos. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, foi o primeiro a sinalizar que deve acatar a sugestão: a capital paulista contará com verbas estaduais para as obras.

 

 

Colaboraram Cristiano Zaia e Denize Bacoccina