São Paulo, 22 – A Danone, empresa francesa do setor de laticínios, informou que a receita de vendas no primeiro trimestre fiscal de 2020, encerrado em 31 de março, aumentou 1,7% ante o obtido em igual período do ano passado, para 6,24 bilhões de euros (cerca de US$ 6,78 bilhões). No primeiro trimestre do ano fiscal de 2019, a companhia obteve 6,14 bilhões de euros em receita. Em uma base comparável, as vendas da empresas cresceram 3,7%.

O resultado da companhia superou o estimado pelo consenso de analistas consultados pela FactSet, que previa receita de 6,17 bilhões de euros. A divisão internacional de laticínios essenciais e à base vegetal (EDP, na sigla em inglês) registrou alta nas vendas comparáveis e ajustadas de 4,6% no primeiro trimestre deste ano, para 3,36 bilhões de euros, com avanço de 2,8% no volume vendido.

O segmento de nutrição especializada obteve uma alta de 7,9% nas vendas comparáveis, para 1,95 bilhão, e crescimento de 5,2% em volume. Já o segmento de águas registrou recuo de 6,8% nas vendas comparáveis, para 928 milhões de euros, e queda de 0,9% em volume de vendas.

O desempenho da Danone no último trimestre manteve a tendência observada nos trimestres anteriores, com crescimento na receita, impulsionado pelo segmento de nutrição especializada. O setor de laticínios também tem sido impulsionado pelo aumento no consumo doméstico destes produtos em virtude das medidas de isolamento social adotadas em vários países do mundo pela pandemia do coronavírus.

A empresa atribuiu o incremento na receita ao impulso das vendas na Europa e na América do Norte, que compensaram a queda nas vendas na China, devido aos reflexos das mudanças de curto prazo na mudança de consumo da alimentação fora de casa para os lares. “O crescimento das vendas na base comparável do primeiro trimestre está acima das expectativas estabelecidas pela empresa no início do ano”, afirmou companhia em comunicado divulgado para investidores e imprensa.

Para o acumulado do ano fiscal de 2020, a Danone retirou as perspectivas financeiras. A empresa disse que atualmente não é capaz de avaliar com precisão o impacto do coronavírus em seu desempenho financeiro anual, mas espera que o segundo trimestre seja profundamente afetado por bloqueios globais.