Política

Daniel Silveira, pivô de embate de Bolsonaro com STF, participa de ato em Niterói

Crédito: Reprodução/Twitter

Daniel Silveira participa de ato em Niterói (Crédito: Reprodução/Twitter)

Pivô do mais recente embate do presidente Jair Bolsonaro (PL) com o Supremo Tribunal Federal (STF), o deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) participou na manhã deste domingo, 1º, de um ato bolsonarista em Niterói, na região metropolitana do Rio.

Condenado a 8 anos e 9 meses de prisão por ataques à democracia e por incitar violência física contra ministros da Corte, o parlamentar disse que “a liberdade é mais importante que a vida”.



+ Daniel Silveira é procurado pela Justiça para explicar R$ 220 mil em dinheiro vivo a advogado

“A liberdade vale mais que a própria vida, um homem, uma mulher, sem liberdade não vivem, simplesmente existem”, afirmou. “Vamos viver e colocar o Brasil na liberdade que o presidente tanto sonha. Não tem nada que preocupe mais o presidente do que livrar o Brasil do socialismo que vem avançando.”

Manifestações de apoiadores do presidente Bolsonaro neste Dia do Trabalhador têm como mote a defesa da “liberdade de expressão” e o apoio a Silveira, que recebeu o perdão do presidente no dia 21.

+ Confira 10 receitas para reaproveitar ou turbinar o arroz do dia a dia


Em Niterói, o ato ganhou contornos de campanha eleitoral. Silveira foi recebido aos gritos de “senador!” quando subiu no carro de som que acompanha a manifestação. Antes de o parlamentar chegar, o equipamento de som do trio elétrico tocou músicas de campanha exaltando Bolsonaro, inclusive paródias usadas nas eleições de 2018, com referência ao número 17, do PSL, partido pelo qual o presidente foi eleito.

Silveira, no entanto, continua impedido de disputar as eleições em outubro, segundo o ministro Alexandre de Moraes, do STF. Em despacho na semana passada, Moraes afirma que o decreto editado por Bolsonaro não alcança a inelegibilidade ligada à condenação criminal, prevista na Lei da Ficha Limpa, conforme entendimento pacificado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


Nas redes sociais, apoiadores de Bolsonaro chamaram para outra manifestação no Rio, na orla de Copacabana, zona sul da capital fluminense. Ao microfone do carro de som, Silveira se despediu dos manifestantes de Niterói, anunciando que iria a Copacabana e, mais tarde, ao ato marcado para São Paulo, na Avenida Paulista.



Tópicos

ABUSO DE PODER ação popular advocacia advogado advogados agressões verbais e ameaças aos ministros da Corte AGU Alexandre de Moraes ameaças ameaças à democracia André Luiz Figueira Cardoso André Mendonça anular a condenação APOIADORES Bolsonaro Bolsonaro Daniel Silveira bolsonaro hoje Bolsonaro indulto BOLSONARO/DANIEL SILVEIRA//PERDÃO Câmara CÂMARA/CCJ/DANIEL SILVEIRA/VICE-PRESIDÊNCIA Carlos Ferreira de Aguiar caso Daniel Silveira CCJ comissão Comissão de Constituição e Justiça Comissão de Segurança Comissão Permanente de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado condenação condenação Daniel Silveira condenado Conselho de Ética da Câmara Constituição constituição 1988 crime de responsabilidade Daniel Silveira daniel silveira altura daniel silveira ccj Daniel SIlveira deputado daniel silveira é casado? daniel silveira e esposa daniel silveira instagram daniel silveira marielle daniel silveira notícias de hoje Daniel Silveira pena Daniel SIlveira quem é? Daniel SIlveira tornozeleira eletrônica daniel silveira twitter DANIEL SILVEIRA/STF DANIEL SILVEIRA/STF/PF/TORNOZELEIRA decisão judicial decreto Democracia deputado federal deputado federal Daniel Silveira Direito DIREITO CONSTITUCIONAL direito penal festa Forças Armadas golpe impeachment bolsonaro impeachmento indulto indulto daniel silveira Indulto de Natal indulto o que é indulto presidencial ingerência entre os Poderes instituições Jair Bolsonaro juiz federal substituto julgamento Daniel Silveira stf julgamento de Daniel Silveira Justiça Justiça Federal do Rio de Janeiro Mariupol medidas antidemocráticas Ministério Público motociata bolsonaro nova repúblia nunes marques o que é golpe? o que é indulto? para que serve o indulto parlamentar PERDÃO perdão concedido por Bolsonaro a Daniel Silveira perdão presidencial Petrópolis PF polêmica presidente Jair Bolsonaro Princípio de Separação dos Poderes prisão Procuradoria-Geral da República protesto PSL do Rio de Janeiro Quais os crimes de Daniel Silveira? qual a diferença entre indulto e graça? ruptura ruptura democrática ruptura institucional Silas Malafaia SILVEIRA Silveira comissão Daniel Silveira indicado a comissão silveira comissão de segurança Silveira crimes STF stf ao vivo stf Daniel Silveira Supremo Tribunal Federal tornozeleira tornozeleira eletrônica União violação violação de decisão judicial