BERLIM (Reuters) – A Daimler vai ser formalmente rebatizada de Mercedes-Benz na terça-feira, quase um ano após o anúncio da separação da divisão de caminhões e ônibus do grupo, em uma estratégia que a companhia espera que destrave valor para acionistas.

A mudança será a mais recente em uma série de reformulações estruturais na montadora de carros de luxo que começou suas atividades como Daimler-Benz em 1926. A marca Mercedes, adotada em homenagem à filha de um empresário do setor automotivo, foi oficialmente adotada pela Daimler em 1902.

“Temos uma chance real de elevar os múltiplos”, disse o presidente-executivo da Daimler, Ola Kaellenius, nesta sexta-feira, sem informar valores.

“Investidores poderão começar a considerar a Mercedes como a Lucid Motors ou a Tesla e dar à empresa um múltiplo de montadora de carros elétricos”, disse o analista Tom Narayan, da RBC Capital Markets.

“Mas Lucid e Tesla começaram como 100% elétricas. Para a Mecedes, será necessário converter os negócios de combustão interna em elétricos. Isso pode ser uma limitação sobre o múltiplo no curto prazo.”

(Por Victoria Waldersee e Ilona Wissenbach)