Estilo

Da bruschetta às núpcias

Nascida como projeto vitivinícola, Villa Santa Maria se consagra como destino obrigatório na Mantiqueira.

Crédito: Divulgação

É preciso percorrer alguns quilômetros de estrada de terra para chegar à Villa Santa Maria, no Vale do Baú, bairro rural de São Bento do Sapucaí (SP). Mas nem a poeira nem a distância atrapalham. O movimento é constante. Por dia, aos menos 300 pessoas cruzam a porteira. A propriedade começou a chamar a atenção de turistas há três anos, quando os donos abriram uma “bruschetteria”.

A ideia era oferecer opções gastronômicas para acompanhar os ótimos vinhos Brandina, cujas uvas são colhidas ali durante o inverno. Com o tempo, as instalações precisaram ser ampliadas. Hoje, o restaurante ocupa dois ambientes — Terrazzo e Giardino — e uma nova fase de expansão está em marcha para garantir mais espaço e conforto, incluindo banheiros maiores. Com seu bem cuidado paisagismo, cercado de vinhedos e vista privilegiada da Pedra do Baú, o lugar passou a ser também cenário para cursos, confraternizações e casamentos.

São 90 hectares com jardins, cachoeira, gramados, lago e mesas ao ar livre para piqueniques. Uma cave subterrânea abriga as garrafas de vinho e espumante que precisam repousar antes de chegar ao mercado. Os vinhedos, com as variedades Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Merlot, Sauvignon Blanc, Syrah, e Viognier somam aproximadamente 60 mil pés — e podem ser visitados em uma prazerosa caminhada. “Aproveitamos da melhor forma possível esse terroir especial da Mantiqueira”, afirmou um dos sócios, Mario Augusto Carbonari. Ele entrou no negócio com o irmão, Marco Antonio, e a cunhada, Célia, que assina o projeto arquitetônico. As premiações e medalhas que os rótulos da Brandina Wines têm recebido comprovam que a família está no caminho certo.