SÃO PAULO (Reuters) – A Cyrela teve lucro líquido de 289 milhões de reais no terceiro trimestre, alta de 21,5% frente à mesma etapa do ano passado, segundo balanço divulgado nesta quinta-feira.

Analistas, em média, esperavam lucro de 207,9 milhões de reais, segundo dados da Refinitiv.

A receita líquida da Cyrela subiu 21,1% no período, para 1,56 bilhão de reais, devido, principalmente, ao maior volume tanto de obras em andamento de unidades já comercializadas quanto de reconhecimentos de lançamentos, de acordo com a companhia.

A empresa havia revelado em outubro seus dados operacionais, com alta de 67,4% em vendas contratadas, para 2,3 bilhões de reais, e avanço de 33,1% no valor geral de vendas (VGV) com lançamentos.

A margem bruta da Cyrela cedeu 0,8 ponto percentual no entre julho e setembro na base anual, a 33,9%.

As despesas comerciais somaram 152 milhões de reais, alta de 43,9% em relação a um ano antes, devido ao aumento no volume de lançamentos e vendas, enquanto as despesas gerais e administrativas subiram 36,2% em 12 meses, para 151 milhões, por um aumento nos gastos com pessoal e serviços de terceiros, assim como impacto das atividades da CashMe, fintech da empresa.

A empresa afirmou que “continua adotando cautela” nas decisões em função do momento desafiador para o mercado imobiliário e das incertezas macroeconômicas locais e globais, segundo o balanço.

(Por Andre Romani)