Após Black Friday histórica, a Cyber Monday – data criada para aproveitar o fluxo de compras e incentivar compras online – manteve o ritmo e também registrou números recordes de vendas nos Estados Unidos. Segundo dados da Adobe Analytics, um total de US$ 7,9 bilhões foram gastos na última segunda-feira (26), um aumento de 19,3% em relação ao ano anterior.

Os valores podem ser explicados pela maior inserção de e-commerce na sociedade americana, especialmente via smartphones. Segundo a Adobe, transações via celulares aumentaram 55,6% em relação a 2017, e foram responsáveis por arrecadar US$ 2,2 bilhões. Um dos motivos desse crescimento se dá pelo maior oferta de opções de entrega. Nesta Cyber Monday, 65% das compras serão coletadas através do sistema click & collect, onde o cliente compra online e retira o produto em uma loja física.

A tendencia já vinha sendo antecipada pelas grandes redes de varejo, que nos últimos meses investiram na melhoria de seus aplictivos para celulares, especialmente para aumentar o fluxo de clientes na lojas, um dos principais desafios do setor para o futuro.

A Amazon – que tem a expectativa de obter metade do mercado de e-commerce americano até o final do ano – divulgou que a Cyber Monday foi o dia de maior venda de produtos da história do site. A gigante não abriu os números totais, mas disse que combinados, a Black Friday e Cyber Monday venderam um total de 18 milhões de brinquedos e 13 milhões de itens de beleza.