O cumprimento do acordo da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e de aliados para reduzir a oferta da commodity diminuiu em julho, graças ao aumento da produção no Iraque e nos Emirados Árabes Unidos, segundo informaram hoje pessoas com conhecimento do assunto.

O pacto da Opep e de dez grandes produtores que não pertencem ao cartel, como a Rússia, prevê que a produção combinada seja reduzida em 1,8 milhão de barris por dia até pelo menos o primeiro trimestre de 2018. Em julho, o índice de observância do acordo foi de 94%, ante 98% no mês anterior, disseram as fontes.

Os dados foram apresentados ontem, durante reunião técnica da Opep e de seus parceiros, em Viena, para monitorar o cumprimento do acordo, que foi fechado no fim do ano passado e renovado em maio.

Arábia Saudita e Rússia têm demonstrado frustração com o avanço da produção do Iraque e dos Emirados Árabes Unidos, que são o segundo e quarto maiores produtores da Opep, respectivamente. Fonte: Dow Jones Newswires.