Blogs e Colunas

Cuide da saúde de seus liderados e equipe 

Crédito: mohamed hassan/ PxHere

“A saúde on demand chegou para ficar”, afirma Guilherme Weigert, CEO do Grupo Conexa, maior player de saúde digital integral da América Latina, que opera uma inovadora plataforma de telessaúde. O propósito é contribuir para a qualidade de vida do trabalhador brasileiro e, com isso, aumentar a competitividade das empresas. 

A digitalização da saúde, sem dúvida, é um grande passo para a democratização. Esse movimento ganhou força com a pandemia, responsável por trazer o tema da saúde física e mental para o radar dos executivos e gestores. A questão também passou a ser discutida no “andar de cima” das empresas, entrando na agenda dos líderes empresariais, comitês de pessoas e, até mesmo, em alguns conselhos de administração. 

A Solví Essencis Ambiental, por exemplo, pratica os princípios do ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança corporativa) há vários anos. Inclusive, recentemente alterou a denominação de um de seus comitês que reporta ao conselho para “Comitê de Pessoas, Saúde e Segurança”. 

Adicionalmente, as plataformas de telemedicina tornaram-se importantes para uma necessidade crescente causada pela pandemia. Muitas pessoas negligenciaram seus exames médicos e cuidados de rotina da saúde. Doenças crônicas como diabetes e hipertensão, entre outras, se agravaram e colocam em risco milhares de pessoas. Um dado ilustra bem isso: quase 30% das cirurgias eletivas foram adiadas ou suspensas em várias redes hospitalares no Brasil. 



Outro aspecto importante é o acréscimo significativo de pessoas com problemas causados pelo desequilíbrio emocional e, até mesmo, complicações no quadro da saúde mental. Há um perigoso conjunto que inclui estresse inesperado da insegurança física e econômica; medos; distanciamento social, perdas de familiares; e os desafios peculiares ao home office. Todos esses fatores têm aumentado ocorrências de burnout e tensões, bem como conflitos no ambiente de trabalho e familiar. 

Ou seja, o país, as empresas, as famílias e os indivíduos ficaram mais doentes. Obviamente, isso afeta o PIB nacional, a produtividade das empresas e o grau de felicidade dos membros de uma família. 

Para auxiliar as pessoas neste processo, a Psicologia Viva, maior empresa digital de saúde mental da América Latina e integrante do Grupo Conexa, criou soluções para que as empresas possam acolher seus colaboradores, tanto no home office quanto na retomada presencial, com atuação que vai de atendimento psicológico à sensibilização das lideranças. 

Mais do que nunca, os líderes precisam aumentar a intensidade da sua autogestão. Essa é uma das “7 Disciplinas dos Líderes Eficazes” que tanto procuro disseminar. Um dos tópicos importantes dessa autoliderança é a harmonia entre as diferentes dimensões da vida, tais como trabalho, saúde, família, cidadania e vida social, entre outros fatores. 

Destaco a saúde integral, abrangendo aspectos fisiológicos, emocionais, mentais e espirituais, como alavanca fundamental para o sucesso na carreira profissional, na família e na cidadania. 

Os líderes precisam cuidar de si e da sua saúde. Porém, precisam ir além, permanecendo atentos à saúde e bem-estar dos seus liderados e equipes. Além disso, precisam agir se perceberem problemas. Nesse campo, muito se aplica o dito popular de que “o barato pode sair caro”. 

Também chamo a atenção para outro ponto determinante. A manutenção de um quadro de colaboradores saudáveis em uma empresa não é responsabilidade apenas do RH ou das áreas de gestão de benefícios. Saúde, em todos os seus aspectos, diz respeito à qualidade do patrimônio humano das empresas, e esse capital é responsabilidade de todos, incluindo até mesmo acionistas, conselhos e CEOs. Felizmente, já é possível ver o bom exemplo de alguns. 

  • César Souza é presidente da Empreenda, consultor e palestrante em Estratégia, Liderança, Clientividade e Inovação. Autor de diversos best sellers e do novo livro “O Jeito de Ser Magalu” (Rocco,2021). 

Veja também
+ Até 2019, havia mais gente nas prisões do que na bolsa de valores do Brasil
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Veja quanto custa comer nos restaurantes dos jurados do MasterChef
+ Leilão de carros e motos tem desde Kombi a Nissan Frontier 0km