Levantamento da Kaspersky mostra que mais que dobraram os ataques phishing contra dispositivos móveis no último mês no Brasil. De fevereiro a março, a empresa de cibersegurança detectou aumento de 124% neste tipo de golpe. Segundo especialistas da companhia, esse crescimento está diretamente ligado às inúmeras mensagens maliciosas circulando no WhatsApp usando como isca a pandemia de coronavírus. Essas mensagens fazem a vítima baixar apps legítimos ou roubam os dados pessoais do usuário para usá-los em outros ataques. “Os cibercriminosos adaptam seus golpes diariamente e mandam mensagens bastante convincentes. No mesmo dia que o governo anunciou o auxílio emergencial, vimos mensagens maliciosas circulando no app de mensagem. Eles se aproveitam da ansiedade da população”, afirma Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky no Brasil.

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A School of Rock adaptou seu modelo de negócio para enfrentar a quarentena. O uso de tecnologia é a principal arma. A empresa, que já tinha lançado seu App que gamifica o ensino musical (o School of Rock Method), acelerou a implantação de produtos remotos e lançou produtos digitais como aulas à distância, bandas virtuais e lives com grandes nomes da música. Todos os programas da escola, desde o Little Wing, curso para crianças a partir de 3 anos, até o Adult Program, ganharam versões on-line. As aulas são ministradas por vídeo pelos professores. Já os ensaios passam a ser uma reunião virtual de elenco feita entre o instrutor e os integrantes das bandas. A instituição investiu também em conteúdo, como Podcasts, e o “Copy This”, desafio de professores da School para os alunos “copiarem” a performance deles. Outras iniciativas que têm engajado muito os alunos são os bate-papos ao vivo com grandes nomes do Rock. Já participaram Jay Weinberg (Slipknot), Ron ‘Bumblefoot’ Thal (Asia) e Glen Sobel (Alice Cooper).

(Nota publicada na edição 1167 da Revista Dinheiro)