Na esteira da retomada da atividade econômica do país após a vacinação e da queda de mortes pelo coronavírus, os cruzeiros marítimos estão autorizados a operar na costa brasileira partir da próxima segunda-feira (1). A portaria, assinada pelo ministro substituto da Saúde, Rodrigo Cruz, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta quinta-feira (28). 

De acordo com nota publicada pelo Ministério do Turismo ainda no início do mês de outubro, o retorno das atividades deve injetar R $2,5 bilhões na economia nacional e gerar cerca de 35 mil empregos.

+Covid-19: país recebe lote com 2,4 milhões de vacinas da Pfizer

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda prepara um protocolo completo com as regras que devem ser seguidas pelas embarcações.

O texto publicado no Diário Oficial diz que os viajantes a bordo com sintomas devem procurar a equipe médica da embarcação para realizar o teste de covid-19 e se manter isolado de todas as outras pessoas. 

Quem testar positivo, detectável ou reagente, terá que ficar isolado em uma cabine específica para essa finalidade. A quarentena terá que durar 10 dias para quadros leves e 20 dias para os mais graves, contados a partir do primeiro dia de sintomas.