Giro

Cristo Redentor convoca voluntários para ações no Dia da Geral

O Santuário Cristo Redentor abriu hoje (18) inscrições para voluntários que que queirAM participar do Dia da Geral, ação ambiental que será realizada no Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. Os voluntários, chamados de ecolíderes, vão comandar um dia de mutirão de limpeza por toda a cidade do Rio de Janeiro. As inscrições podem ser feitas no site.

A engenheira ambiental do Santuário e coordenadora da ação Thaiane Maciel disse à Agência Brasil que a ideia é reunir entre 200 e 300 voluntários que voluntários serão distribuídos em 90 pontos da cidade. A ação deverá ser concentrada no período da manhã, em função da logística da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb).

Os pontos reúnem parques estaduais, municipais e áreas de turismo nas zonas norte, sul, oeste e central da capital fluminense. Além dos ecolíderes ajudarem na limpeza da cidade,  terão a missão de contribuir para a conscientização da população em relação à preservação do meio ambiente, informou a engenheira

 “Queremos que o evento seja exemplo de educação ambiental para todos. Teremos vídeos tutoriais explicando para onde vai o lixo depois que sai das casas, Haverá treinamento online para os voluntário e, ainda, vídeos tutorais nas redes sociais explicando a importância de separar o que vai na coleta seletiva ou não”. Os vídeos são feitos com base no material da Comlurb.

Cooperativas

Os ecopontos, segundo Thaiane, são pontos de entrega voluntária de recicláveis. Os voluntários vão explicar à população como levar os materiais recicláveis até esses locais. O material recolhido no Dia do Meio Ambiente será separado e encaminhado para cooperativas de reciclagem ou para catadores de materiais recicláveis.

Os ecolíderes vão explicar como a população deve levar os materiais recicláveis até os locais corretos. Além disso, o material recolhido será separado e encaminhado a cooperativas de reciclagem ou para catadores de materiais recicláveis, visando promover a economia circular e dando destino correto aos resíduos sólidos urbanos.

Os rejeitos ou materiais que não puderem ser reciclados, reutilizados ou compostados, deverão ser dispostos em aterro sanitário. A economia circular é um conceito estratégico baseado na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia.

O Dia da Geral faz parte das comemorações do aniversário de 90 Anos do Monumento ao Cristo Redentor, programado para ocorrer entre os dias 9 e 17 de outubro. O nome foi escolhido devido à expressão “dar uma geral”, utilizada pelos cariocas quando se referem à realização de uma limpeza completa.

Além de conscientizar a população sobre a possibilidade do desenvolvimento sustentável, unindo a sociedade, o meio ambiente e a economia, a data pretende reforçar a importância da economia circular e do uso de material reciclável já produzido. São objetivos ainda trabalhar em prol dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), criados pela Organização das Nações Unidas (ONU), demonstrando a importância das ações para o cumprimento da Agenda 2030; e construir um evento que deixará um legado de educação ambiental para a história da cidade do Rio de Janeiro.

O Dia da Geral será encerrado com cerimônia no Santuário Cristo Redentor, na qual o monumento será iluminado na cor verde. Todas as ações poderão ser acompanhadas no canal oficial do Santuário Cristo Redentor e no canal do reitor do Santuário, o Padre Omar Raposo.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago