Cristina Junqueira, cofundadora do Nubank, é a nova CEO do banco digital no Brasil. Ela passa a ocupar o lugar do também cofundador David Vélez Osorno, que vai assumir a liderança global da instituição.

A alteração não foi divulgada oficialmente pela empresa, mas a troca no comando consta no relatório anual da companhia referente a 2020, conforme o Olhar Digital.

+ Base de usuários do Nubank cresce mais de 50% em um ano

“No dia 19 de fevereiro de 2021, a companhia reconheceu em Assembleia Geral Extraordinária a renúncia do diretor presidente, Sr. David Vélez Osorno, conforme carta apresentada, sendo conduzida ao cargo de Diretora Presidente a Sra. Cristina Helena Zingaretti Junqueira com efeitos imediatos a partir desta data”, segundo o documento.

O Nubank afirmou, segundo o Valor Econômico, que fez uma reorganização na sua estrutura no Brasil e que a mudança é um passo natural para organizar a governança e apoiar a expansão internacional do grupo.

Com graduação e mestrado em engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), além de um MBA pela Northwestern University (Kellogg School of Management), Cristina, em tese, não tinha nenhum cargo executivo na instituição, mas na prática, segundo o Valor, chefiava as áreas de assuntos externos (marketing, comunicação e relações governamentais) e também jurídico e facilities.

Vale destacar que, apesar do impacto da pandemia da covid-19, o banco atingiu, em março, a marca de 35 milhões de clientes no Brasil, crescimento superior a 50% na base de usuários nos últimos 12 meses.