Artigos

Crise social, financeira, conflito nuclear: o que preocupa a elite de Davos?

Crise social, financeira, conflito nuclear: o que preocupa a elite de Davos?

(Arquivo) Este encontro tem como objetivo discutir os desafios da retomada econômica após o impacto causado pela pandemia - AFP/Arquivos

Uma crise social devido à pandemia de coronavírus no curto prazo, um colapso financeiro no médio prazo e, no longo prazo, conflitos com armas de destruição em massa em um contexto de mudanças climáticas preocupam a elite econômica mundial – aponta levantamento do Fórum de Davos publicado nesta terça-feira (19).



De acordo com a edição de 2021 do “Global Risks Report” do Fórum Econômico Mundial, entidade responsável pelo encontro anual da elite mundial na cidade suíça de Davos, as epidemias e o aumento da pobreza são os temas que mais ameaçam a estabilidade mundial, não esquecendo possíveis desastres meteorológicos nos próximos dois anos.

Em um horizonte de três a cinco anos, os riscos mais citados são econômicos: a explosão de bolhas financeiras alimentadas nos últimos anos pela generosidade dos bancos centrais, falhas de infraestruturas tecnológicas globais e preocupações com a estabilidade de preços no futuro.

A longo prazo, os membros do Fórum Econômico Mundial expressaram preocupação com a sobrevivência da humanidade por meio do uso de armas de destruição em massa, o colapso de Estados inteiros e a perda da biodiversidade.

“O custo humano e econômico imediato da covid-19 é severo. Ameaça anular vários anos de progresso na redução da pobreza e enfraquecer ainda mais a coesão social e a cooperação internacional”, escrevem os autores do relatório.

+ O economista Paulo Gala revela os caminhos para investir bem em 2022



O “Global Risks Report” apresenta 841 respostas de parceiros do Fórum Econômico Mundial – empresários, formuladores de políticas, especialistas e chefes de associações – coletadas entre setembro e outubro de 2020.

Devido ao novo coronavírus, este ano, o Fórum de Davos está deixando o aconchegante resort de mesmo nome, propício a compromissos de negócios ambiciosos e discretas reuniões diplomáticas.

Os organizadores planejam uma edição virtual de 25 a 29 de janeiro e um encontro, desta vez presencial, em Singapura, no final de maio.


Saiba mais
+ SP: Homem morre em pé, encostado em carro, e cena assusta moradores no litoral
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ Andressa Urach pede dinheiro na internet: ‘Me ajudem a pagar a fatura do meu cartão’
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ CNH: veja o que você precisa saber para a solicitação e renovação
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto