Geral

Reuters. Crise do Drone: Reino Unido se mobiliza para evitar crise maior entre Irã e Eua

Reuters. O ministro da Grã-Bretanha no Oriente Médio, Andrew Murrison, visitará o Irã no domingo (23) para conversas “francas e construtivas”, disse o Ministério das Relações Exteriores, em meio à escalada de tensão entre Teerã e Washington após a queda de um avião não-tripulado. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na sexta-feira que abortou um ataque militar para retaliar o incidente com os drones porque poderia ter matado 150 pessoas e sinalizou que estava aberto a conversas com Teerã.

O Irã afirmou neste sábado dizendo que responderia firmemente a qualquer ameaça contra ele, informou a agência de notícias semi-oficial Tasnim. “Neste momento de aumento das tensões regionais e em um período crucial para o futuro do acordo nuclear, esta visita é uma oportunidade para um engajamento mais aberto, franco e construtivo com o governo do Irã”, disse o Ministério das Relações Exteriores britânico em um comunicado.

Murrison, um ministro júnior no Ministério das Relações Exteriores, pedirá um urgente recuo na região e levantará preocupações sobre “a conduta regional do Irã e sua ameaça de deixar de cumprir o acordo nuclear com o qual o Reino Unido continua totalmente comprometido”, disse o comunicado.

Alemanha

A comunidade internacional precisa buscar uma solução política para o Irã, disse a chanceler alemã Angela Merkel neste sábado. Em um encontro anual de igrejas protestantes, Merkel afirmou que a questão do Irã será discutida na reunião da próxima semana de líderes do Grupo das 20 maiores economias no Japão, pelo menos em um nível bilateral. “Deve haver uma solução política (sobre o Irã) e é nisso que estamos trabalhando”, disse Merkel.



Veja também
+ Até 2019, havia mais gente nas prisões do que na bolsa de valores do Brasil
+ Geisy reclama de censura em rede social: “O Instagram tá me perseguindo”
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Nicole Bahls já havia sido alertada sobre infidelidade do ex-marido
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago