Em meio a uma crise de chips e materiais que afetam a produção do PlayStation 5 (PS5), a Sony decidiu manter a produção do console da geração anterior neste ano e o PlayStation 4 (PS4) vai ganhar sobrevida com novas 1 milhão de unidades, segundo a Bloomberg.

A ideia da empresa é aliviar a pressão por novos PS5 e manter os usuários e fãs do videogame, mesmo que seja em uma versão já “ultrapassada”. A Sony não possui planos para aposentar o PS4 antes do final deste ano, então precisou alterar sua estratégia de promover uma rápida transição entre as gerações do console.

+ Cyberpunk 2077 lidera downloads do PS4 após voltar à loja da Sony

A escassez de chips eletrônicos afeta também a produção global de automóveis durante a pandemia causada pela Covid-19, com montadoras reduzindo as ofertas. O fenômeno gera um impacto de aumento no preço dos carros, incluindo os usados.

Um PS4 500 GB novo pode ser comprado a partir de R$ 3 mil no Brasil. Ainda não se sabe se a produção de novas unidades pode reduzir o preço do console ou se a falta de oferta do PS5 pode aumentar o valor do PS4.