Finanças

Criptomoedas: governo da China prestes a lançar moeda digital oficial

Segundo sites internacionais, Banco do Povo deve anunciar em breve o projeto após cinco anos de desenvolvimento

Criptomoedas: governo da China prestes a lançar moeda digital oficial

A moeda virtual chinesa visa a redução do custo com a impressão das cédulas tradicionais e dar mais controle do banco central no sistema financeiro

O banco central da China esta prestes a lançar a sua própria criptomoeda, informaram sites internacionais citando o vice-diretor do departamento de pagamentos do Banco do Povo da China, Mu Changchun. Segundo as informações, o burocrata afirmou durante uma reunião na cidade de Heilongjiang que a nova modela virtual está “quase pronta” após cinco anos de desenvolvimento.

A moeda virtual chinesa visa a redução do custo com a impressão das cédulas tradicionais e dar mais controle do sistema financeiro ao banco central. De acordo com Changchun, a crioptomoeda poderá ser emitida pelo governo e por bancos tradicionais. O vice-presidente também afirmou que o produto não será baseado em blockchain, a mesma tecnologia por trás do bitcoin, já que o sistema não tem validade na China.

A China anunciou o projeto em 2014, mas desde então não divulgou muitas novidades. A divulgação ocorre em um momento delicado para o mercado de criptomoedas após as reações ao lançamento da Libra, a criptomoeda encabeçada pelo Facebook. Após diversas polêmicas e pedidos de regulamentação por políticos de diversos países, a rede social chegou a afirmar que o projeto pode ser abortado.