Crédito, débito ou Wibx. Um novo meio de pagamento acaba de se somar aos tradicionais cartões e aplicativos disponíveis no Brasil. Utility token genuinamente brasileiro, que nasceu com a finalidade de servir também como veículo para marcas, produtos e serviços que desejem recompensar clientes e usuários pelo seu engajamento, a Wibx acaba de dar um passo histórico no ecossistema das criptomoedas. Ela agora pode ser usada para pagar despesas na economia real, em estabelecimentos comerciais que tenham aderido a um software desenvolvido para essa finalidade.

A estreia da “função compra” ocorreu na terça-feira (21), em caixas de uma unidade da rede de supermercados Shibata, que possui lojas na capital paulista, no litoral e no Vale do Paraíba. A loja escolhida para testar a novidade, que depois será levadas às demais, fica em São José dos Campos e é a mais moderna do grupo. “Nosso desafio sempre foi dar ao token uma utilidade real, para que de fato ele fizesse parte do dia a dia das pessoas em larga escala”, afirmou o cofundador da Wibx, Vagner Sobrinho, sócio da empresa Wiboo, controladora do token, ao lado do também cofundador Pedro Alexandre. Os bastidores da entrada em circulação da Wibx como meio de pagamento foram registrados em um vídeo que vale a pena assistir.

SEM INTERMEDIÁRIOS — Para entender o que torna esse feito revolucionário é preciso primeiro entender que as demais criptomoedas que prometem o mesmo tipo de operação de pagamento na verdade usam dinheiro fiduciário e não a tecnologia blockchain, usada para operacionalizar as moedas digitais. “Nas transações com outros criptoativos, o que você faz é expor sua cripto para uma terceira pessoa que faz o papel de liquidante e para o estabelecimento”, disse Sobrinho. Eliminar esse intermediário no pagamento é algo inédito globalmente. “É a primeira vez na história que um criptoativo é inserido no processo tradicional de pagamento”, afirmou. Segundo ele, esse é um grande passo para que a Wibx passe a ser mais conhecida e usada, uma vez que o supermercado é algo já inserido no dia a dia dos brasileiros. A expectativa é que agora mas pessoas passem a adotar essa forma de pagamento, além, é claro, de utilizar a criptomoeda como investimento.