Criada pelo produtor cultural e empresário Byron Mendes, a Metaverse Agency é a primeira galeria brasileira focada no segmento de arte digital. É também uma agência que representa criptoartistas e comercializa obras validadas como “tokens não fungíveis” (NFTs, na sigla em inglês), através de contratos registrados em blockchain.

Com o propósito de dar maior visibilidade aos precursores da criptoarte no Brasil, a Metaverse terá um estande na 11a da feira ArtRio, que este ano ocorre de forma híbrida. Será nos dias 8 a 12 de setembro, na Marina da Glória e na plataforma ArtRio.com. Entre os artistas selecionados por Mendes estão Patricia Costa (com a obra Espada de São Jorge, na foto mais à esquerda), o artista-programador Vamoss (autor de Apollo, ao centro) e Monica Rizzolli (de Wandering, ao lado). Paula Klien e Alexandre Rangel participam com projetos colaborativos de videoarte.

Entre os destaques internacionais estão o alemão Mario Klingemann, conhecido por seu trabalho com redes neurais e algoritmos, e o espanhol Javier Arréz, premiado na Bienal de Arte de Londres.

(Nota publicada na edição 1236 da Revista Dinheiro)