Finanças

Criminosos usam perfil falso de Elon Musk para golpes em criptomoedas

Crédito: AFP/Arquivos

Golpistas "fingem ser celebridades - como um aspirante a Elon Musk - dando brindes com a promessa de multiplicar qualquer criptomoeda que você enviar" (Crédito: AFP/Arquivos)

As criptomoedas têm ganhado cada vez mais destaque entre os investidores, que buscam alto retorno para as suas aplicações. No entanto, é necessário te cuidado para não cair em golpes e perder os seus recursos. Criminosos estão usando perfis falsos de celebridades, como Elon Musk, para cometer as infrações.

Segundo um relatório divulgado nesta segunda-feira pela FTC (Comissão Federal de Comércio dos EUA, na sigla em inglês), golpistas “fingem ser celebridades – como um aspirante a Elon Musk – dando brindes com a promessa de multiplicar qualquer criptomoeda que você enviar”.

Dados da FTC mostra que, desde outubro de 2020, quase 7.000 pessoas relataram perdas em investimentos falsos em criptomoedas, totalizando mais de US$ 80 milhões. O levantamento destaca ainda que pessoas com idades entre 20 e 49 anos eram cinco vezes mais propensas do que outras faixas etárias a relatar ter perdido dinheiro com esses golpes.

+ Bilionário Peter Thiel promete revolucionar o mundo das criptomoedas

Além disso, os mais jovens, entre 20 e 30 anos, perderam mais dinheiro em golpes de investimento do que em qualquer outro tipo de fraude, sendo que mais da metade de suas perdas com golpes de investimento foram em criptomoedas.

Além dos perfis falsos, entre os golpes mais comuns estão a postagem em sites de investimento que parecem reais, mas você descobrirá que não pode sacar o dinheiro que “investiu”. E tem até os que usam sites de namoro online para conversar com as pessoas sobre falsos investimentos em criptografia em nome do amor.

Veja alguns cuidados antes de investir em criptomoedas, conforme destaca o FTC.

1- Pesquise antes de investir – é possível fazer verificação online pelo nome da empresa e da criptomoeda e saber se tem reclamações ou relatos de golpes;

2- Desconfie de garantias e grandes promessas – dificilmente, você vai ganhar dinheiro rápido e fácil. Golpistas costumam prometer dinheiro rapidamente, ou grandes pagamentos ou retornos garantidos. Eles podem oferecer dinheiro grátis pago em dinheiro ou criptomoeda – mas, mesmo que haja o endosso de uma celebridade, a dica é ter cuidado e não comprar;

3- Desconfie também quando disserem que você precisa pagar com criptomoeda, transferência ou cartão-presente. Depois de feito o pagamento, dificilmente você terá o seu dinheiro de volta

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago