Ciência

Pesquisa da USP mostra que sintomas da Covid em crianças podem ser diferentes

Crédito: Pixabay

Segundo a pesquisa, crianças saudáveis, infectadas pela Covid-19, podem apresentar lesões inflamatórias extrapulmonares, como miocardite no coração e colite (Crédito: Pixabay)

Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e do Instituto Adolfo Lutz constataram que crianças e adolescentes infectadas com Covid-19 podem apresentar sintomas clínicos diferentes dos tradicionais, ou seja, distintos dos sintomas habitualmente causados pela doença respiratória aguda, como febre, tosse e desconforto respiratório, causadas por lesões severas causadas pelo SARS-CoV-2 nos alvéolos pulmonares.

+ Novas variantes de Covid-19 triplicam risco de evolução grave, diz estudo

Segundo a pesquisa, crianças saudáveis, infectadas pela Covid-19, podem apresentar lesões inflamatórias extrapulmonares, como miocardite no coração e colite (inflamação do cólon intestinal).

A forma atípica de Covid-19 é chamada Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P). Os pesquisadores realizaram a autópsia de cinco crianças que morreram em decorrência da Covid-19 em São Paulo, sendo um menino e quatro meninas, com idade entre 7 meses e 15 anos. “É importante que os pediatras atentem para essas possíveis manifestações clínicas”, disse a pesquisadora Marisa Dolhnikoff, professora da FM-USP e coordenadora do projeto.

Veja também

+ Carreira da Década - Veja como ingressar na carreira que faltam profissionais, mas sobram vagas
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel