Ciência

Criadora da AstraZeneca critica 3ª dose e defende distribuição de vacinas

Crédito: Hélia Scheppa/SEI

Desenvolvedores da vacina da AstraZeneca defendem o fornecimento dos imunizantes a todos os países a fim de evitar o surgimento de novas variantes do coronavírus (Crédito: Hélia Scheppa/SEI)

O debate em torno de uma terceira dose da vacina contra a Covid-19 segue intenso. Depois de a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmar que a prioridade é fornecer imunizantes a países subdesenvolvidos, a professora Sarah Gilbert, que liderou a criação da AstraZeneca na Universidade de Oxford, afirmou que aplicar a dose de reforço a todas as pessoas é desnecessário.



Segundo a cientista, a imunidade gerada por duas doses da vacina tem “durado bastante”. Em entrevista ao jornal inglês Daily Telegraph, Gilbert argumenta que grupos vulneráveis (pessoas acima de 60 anos e imunossuprimidos) precisariam de uma terceira dose, o que não seria uma regra geral.

+ Vacinação avança e reflete na recuperação econômica dos países, diz Campos Neto
+ Ministro japonês responsável por vacinação entra em disputa por liderança partidária

“Precisamos levar vacinas para países onde poucas pessoas foram vacinadas até agora”, disse a pesquisadora.

O Comitê Conjunto de Vacinação e Imunização, órgão britânico que regulamenta a aplicação e distribuição dos imunizantes, disse que vai ofertar a terceira dose a imunossuprimidos, o que representa até 500 mil pessoas no Reino Unido. Contudo, ainda não decidiu sobre ampliar a prática ao resto da população.

+ Especialista revela o segredo dos bilionários da bolsa. Inscreva-se agora e aprenda!



Já o secretário de Saúde britânico, Sajid Javid, declarou nesta quinta-feira (9) que estava confiante que um programa de dose de reforço começaria no final deste mês.

“Vamos examinar cada situação. Os imunossuprimidos e os idosos receberão reforços, mas não acho que precisamos dar reforço para todo mundo. A imunidade está durante bastante na maioria das pessoas”, complementou Gilbert, que defende que o Reino Unido ajude países com o fornecimento de vacinas. “Temos que fazer melhor a este respeito. A primeira dose tem o maior impacto”.

O argumento é compartilhado pelo professor Sir Andrew Pollard, diretor do Oxford Vaccine Group. “Há um risco tão grande, moralmente, de nossa perspectiva, há um risco para o comércio, há um risco para as economias, mas são também nossos amigos e colegos que precisam ser protegidos e estamos os perdendo a cada dia que passa”, afirmou à BBC.



Tópicos

3ª dose 3ª dose da vacina contra a Covid anticorpo monoclonal anticorpos covid sintomas anticorpos infectados nova infecção AstraZeneca astrazeneca trombose Cepa Cepa colombiana cepa colombiana é mais letal? cepa delta Como se proteger da variante delta? comparação de vacinas coronavírus coronavírus alimentação coronavírus estudos coronavírus soja covid covid anticorpos covid antiviral medicamento covid longa covid remédios covid restrições covid tratamentos Covid variantes Covid-19 criadora da AstraZeneca Delta efeitos permanentes eficácia da vacina contra variante delta eficácia das vacinas eficiência das vacinas europa ainda tem restrições? idosos têm que tomar 3ª dose? imunizados naturais imunizados têm que usar máscaras infectados imunizados máscara vacina máscaras vacina OMS medicamento MSD covid nova cepa nova variante o que é trombose pode haver duas infecções diferentes por que não aplicar 3ª dose? posso me infectar depois de vacinado? qual a eficácia das vacinas contra a delta? Qual país tem mais infectados? qual vacina protege mais contra a variante delta? quando vou deixar de usar máscara? quantas doses já foram aplicadas? quanto tempo duram os anticorpos quanto tempo duram os sintomas? quantos faltam vacinar? quantos vacinados tem o Brasil? que alimentos inibem o coronavírus quem deve tomar 3ª dose? rio afrouxa restrições praias rio restrições RJ restrições sequelas covid superanticorpo terceira dose terceira dose crítica trombose vacina idosos vacina vacina 3ª dose vacina duas doses protege mais que a de dose única? vacina reinfecção vacina risco de trombose vacina trombose vacinação vacinação calendário vacinados infectados imunidade vacinas protegem contra a variante delta? Variante cama variante delta variante delta incidência variante delta sintomas Variante gama é perigosa? variante gama Manaus Variante Gamma