O engenheiro criador do Super Nintendo, Masayuki Uemura, morreu na segunda-feira (6), aos 78 anos. A informação de sua morte, entretanto, só foi anunciada nesta quinta-feira (9).

Uemura começou a trabalhar na desenvolvedora de games japonesa em 1972, porém somente em 1981 passou a colocar no papel o projeto do Super Nintendo, a pedido do até então presidente da empresa, Hiroshi Yamauchi. A ideia inicial era que o console pudesse rodar jogos através de cartuchos. Dessa forma, Uemura acabou criando o NES (mais conhecido como Nintendinho).

+Filha de Pelé diz que ex-jogador terá alta em breve e passará Natal em casa

Com cerca de 62 milhões de unidades vendidas, o Nintendinho foi um sucesso na indústria dos games e acabou dando uma sobrevida para o setor. O Nintendinho entrou para a história como um dos videogames mais vendidos de todos os tempos, ocupando, no ranking publicado em 2020, a 12ª posição.

Já o Super Nintendo (SNES) foi criado por Uemura e lançado em 1990 no Japão. O console fez sucesso no mundo inteiro. Ele também marcou época no Brasil, por passar a ser fabricado em Manaus para as vendas domésticas.

Além de sua importante saga como desenvolvedor de um dos consoles mais famosos da história, Uemura também foi importante na criação de jogos para o console. Clássicos da indústria dos games, como Mario Bros e Donkey Kong, tiveram seu auxílio na produção.

Masayuki Uemura se aposentou em 2004 da Nintendo, porém seguiu como conselheiro no setor de pesquisa da empresa.