A rede varejista japonesa Miniso é um fenômeno de crescimento no mundo inteiro. Fundada em Tóquio em 2013, a marca já conta com duas mil lojas espalhadas por 60 países. Agora, eles pretendem replicar esse modelo de expansão acelerada no Brasil. Por aqui, a rede, que desembarcou em agosto do ano passado, já conta com 17 lojas em São Paulo – mais de duas inaugurações por mês. Mas até o fim do ano deverá chegar a 100 unidades. Comandada pelo designer Miyake Junya e pelo empresário Ye Guofu, ela instalou uma fábrica na China e se tornou uma rede que vende de tudo: produtos de bem-estar, papelaria, esporte e fitness, acessórios, vestuário, produtos sazonais e bolsas, todos de marca própria. Nos próximos meses, começarão a vender brinquedos, eletrônicos e maquiagens.

 

Recorde mundial

O plano da empresa, dona de um faturamento global de R$ 6 bilhões, é investir R$ 300 milhões no País. No dia 9 março, por exemplo, ela inaugurou a sua primeira loja fora de São Paulo. A unidade no Rio de Janeiro, no Barra Shopping, conta com estrutura de 266 m2 e investimento inicial de R$ 2 milhões. A empolgação com o mercado brasileiro vem desde a inauguração da primeira loja no shopping Ibirapuera, em São Paulo, quando bateu o recorde mundial de vendas em um único dia: mais de R$ 150 mil em produtos que custam, no máximo, R$ 200.

(Nota publicada na Edição 1060 da Revista Dinheiro, com colaboração de: Carlos Eduardo Valim, Márcio Kroehn e Moacir Drska)