terapia online

Crescentes casos de depressão e ansiedade impulsionam o novo formato de terapia: online

Efetiva Saúde, plataforma que conecta profissionais da área de psicologia a pacientes, desponta como uma solução para o equilíbrio emocional durante o isolamento social, e mostra que o atendimento online é uma tendência entre as pessoas que buscam por uma mente mais saudável.

Crédito: iStock

Por mais equilibrados que sejamos, por mais consciência dos nossos anseios, dúvidas e conflitos que tenhamos, seria difícil, para não dizer irreal, passar sãos e salvos  por todas as adversidades que a pandemia nos impôs! Foram meses de isolamento social, em uma nova rotina imposta, cercada por medos, perdas, incertezas, tarefas redobradas e uma convivência inusitadamente forçada com a família. Tudo isso potencializado pela falta de perspectivas e, também pelas fake news.

Sabrine Cabral, psicóloga e psicanalista, sócia fundadora da Efetiva Saúde
Sabrine Cabral, psicóloga e psicanalista, sócia fundadora da Efetiva Saúde
Por isso mesmo, a saúde mental nunca esteve tão em destaque. Seja no ambiente de trabalho, em casa, ou consigo mesmo, questões psicológicas, muitas vezes, adormecidas ou negadas, foram expostas, quando não, exacerbadas. Afinal, quem não se viu nos últimos tempos diante de um conflito emocional sem saber como resolver?

Certamente, a psicoterapia tem um papel fundamental para apoiar no equilíbrio psíquico, mas, muitas pessoas, ainda têm dúvidas sobre quando ou como começar. Segundo Sabrine Cabral, psicóloga e psicanalista, sócia fundadora da Efetiva Saúde, isso não impediu um grande número de pessoas de procurar e se beneficiar da terapia online nesse período. “Diante de tamanhos desafios que geraram tanta angústia, muitas pessoas se viram mais abertas a experimentar a terapia, e os números mostram como foram beneficiados pela ajuda especializada de psicólogos, psicanalistas e outros profissionais de saúde e bem-estar”, salienta Sabrine.

Seja para lidar melhor com transformações como separação, mudança de cidade, de trabalho, dores do adoecimento ou luto, mais e mais pessoas recorreram a terapia online e perceberam como que ela pode ser uma grande aliada. “Com uma ajuda profissional, somos capazes de entender mais profundamente o que está se passando conosco, o motivo de alguns sentimentos e atitudes, além de pensar em melhores maneiras de lidar com as pessoas próximas, de agir em determinadas situações, ou de ponderar cada ponto de uma decisão. Isso pode facilitar muito nosso dia a dia e dar-nos forças para enfrentar as situações com mais razoabilidade”, reforça Sabrine.

Uma ajuda especializada que acolha e entenda suas angústias, sem julgamento, levando em conta a subjetividade e individualidade de cada um, sendo um olhar neutro na situação, pode auxiliar a passar por turbulências com mais equilíbrio e tranquilidade. Ajuda essa que não se compara à uma conversa com amigos, à meditação, ao uso de um medicamento, quando indicado por um médico habilitado, mas se complementa a tudo isso, chegando nas causas da angústia e, a partir daí, refletindo sobre alguma mudança necessária.

Se recorremos a um ortopedista quando quebramos um braço, a um dentista quando sentimos dor de dente, por que não recorrer a um psicólogo quando acometidos por conflitos de ordem emocional? Recomendada não só a quem sofre com algum sintoma psíquico ou psicossomático (quando a dor se reflete no corpo), mas também àqueles que tenham alguma inquietude, que desejam ter mais equilíbrio emocional, reforçar a confiança e a autoestima. Quando o indivíduo se permite experimentar, fica claro que a terapia não é um “bicho de sete cabeças” e foi isso que Celso Nakamura, servidor aposentado, constata: “A decisão de fazer terapia foi fundamental, a mais importante da minha vida. Caso não tivesse feito, talvez nem estivesse aqui.”

 

Terapia on-line: oportunidade de negócio potencializado pelo cenário de pandemia.

A plataforma de terapia online Efetiva Saúde facilita encontrar um psicólogo ou outro profissional de saúde e bem-estar com quem o paciente se identifique, permite acessar o currículo do profissional, agendar a consulta, pagar e realizar a sessão em sistema próprio, criptografado de ponta a ponta, com toda a segurança e sigilo que só uma plataforma desenvolvida por profissionais de saúde pode oferecer.

Com crescimento potencializado desde o início da pandemia, estima-se que 2022 será o ano da terapia online, quando mais e mais pessoas, descobrirão o grande benefício de ter uma ajuda profissional para as dores emocionais, culminando em uma relação mais saudável consigo mesmo e com os outros!