Giro

Cresce suspensão de aulas em escolas de São Paulo por Covid-19, diz pesquisa

Crédito: Arquivo / Agência Brasil

92,1% responderam que houve caso confirmado de Covid-19 nos últimos dias (Crédito: Arquivo / Agência Brasil)



O aumento de casos positivos de Covid-19 na capital paulista já reflete nas escolas da cidade. É o que revela uma pesquisa realizada pelo Conselho de Representantes dos Conselhos de Escola (CRECE Central) que mostrou um aumento significativo dos casos confirmados no interior das unidades educacionais.

A pesquisa aconteceu no período de 07 a 15 de junho e recebeu 522 respostas, dentre as 1.510 unidades da rede municipal de educação. Destas, 92,1% responderam que houve caso confirmado de Covid-19 nos últimos dias.

Segundo o levantamento, 46,6% das escolas com casos confirmados indicaram que não houve suspensão de atividades e 43,7% responderam que houve afastamento de uma ou algumas turmas. Apenas 6% indicaram que houve suspensão total das atividades e 3,3% disseram que apenas um dos períodos suspendeu as atividades.

+ Por que ainda não temos vacinas contra covid para crianças mais novas no Brasil?




Sobre os afastamentos, 62,8% das unidades em que houve casos de Covid-19 informaram que foram afastados, para quarentena, os estudantes e os professores da turma em que houve confirmação. Já em 24,1% das unidades foram afastados apenas os professores, em 6,7% os alunos da turma e 6,5% disseram que foram afastados apenas os estudantes que testaram positivo.

Entre os contaminados, a pesquisa mostrou que os profissionais de educação são 47,1% dos casos positivos das unidades. Em relação às máscaras na unidade educacional, 65,1% dos entrevistados responderam que alguns funcionários e/ou professores continuam utilizando máscaras.

“Nossa escola tem pouquíssimos funcionários para realizar a limpeza de todos os espaços. Está muito difícil manter os ambientes próprios para receber tantas pessoas em três turnos. Os estudantes raramente usam máscaras, mesmo com nossa orientação, e o posto não tem realizado o teste em todos os sintomáticos que procuram a unidade”, disse uma das entrevistadas.


Em comunicado, o CRECE Central destacou que a máscara é uma das medidas de proteção mais simples. “Nos causou estranhamento que as escolas municipais não estejam enquadradas como locais de utilização obrigatória de máscaras. Evidências demonstram um aumento constante das infecções no ambiente escolar, com diversos casos de suspensão de aulas em turmas e até períodos inteiros”, completa.

Suspensão de aulas

Nesta semana, a prefeitura da cidade de São Paulo publicou uma portaria recomendando que as aulas na rede pública municipal não sejam suspensas, mesmo após a confirmação de algum caso de Covid-19. Até então, cada escola vinha adotando um critério diferente em caso de confirmação de casos.

Agora, a nova portaria define que serão afastados apenas os alunos que testarem positivo para a doença. Já os alunos que estão assintomáticos poderão continuar frequentando as aulas, mas serão monitorados pela instituição de ensino por 14 dias.

O uso de máscara continua sendo opcional nas salas de aula, embora seja recomendado, principalmente, em ambientes fechados. As escolas só devem obrigar o uso, pelo prazo de 14 dias, quando forem constatados ao menos dois casos de covid-19. Até o fechamento desta matéria a prefeitura não havia se manifestado sobre a pesquisa.






Tópicos

4ª dose combate o quê? 4ª dose necessária 4ª dose vacinas a pandemia acabou? adolescentes e crianças covid anticorpos covid sintomas aulas presenciais sp hoje aulas presenciais sp municipais aulas presenciais sp suspensas aumento de casos autoteste coronavírus autotestes covid-19 casos casos de covid são paulo capital casos de covid são paulo hoje casos de covid são paulo ontem casos de covid são paulo por dia como detectar covid período fértil Como ocorre a transmissão da COVID-19? congestão nasal consórcio conter o avanço do coronavírus coronavírus coronavírus estudos covid covid anticorpos covid deixa sequelas? covid longa covid medicamentos covid remédios covid restrições covid tratamento Covid-19 covid-19 brasil covid-19 brasil 2022 covid-19 casos brasil covid-19 recorde brasil cuidados dor de cabeça dor de garganta dor muscular dor no corpo dose de reforço doses de vacinas doses de vacinas contra a covid-19 especialistas fadiga falta de ar febre fim da pandemia hábitos de prevenção do coronavírus higiene Higiene Pessoal identificar infecção infecções infectologista letargia mal estar máscara máscara de proteção máscara vacina máscaras vacina OMS medidas de segurança nariz entupido nova variante novas variantes O que é PCR OMS organização mundial da saúde pandemia perda de olfato perda de paladar prevenção do coronavirus Prevenir problema do coração qual o melhor teste para covid Quantos dias para aparecer os sintomas da Omicron? Quem deve seguir usando máscara? reinfecção reinfecção coronavírus risco cardíaco risco de de doenças virais sequelas covid sinais e sintomas da omicron sintomas sintomas da omicron em vacinados surgimento novas variantes no mundo suspensão de aulas presenciais suspensão de aulas presenciais sp suspensão de aulas presenciais sp 2022 temperatura covid detecção teste covid cientistas teste covid farmacia teste covid novidade teste covid sangue teste suor testes testes covid disponíveis tosse tratamentos tratar as doenças vacina da Pfizer vacina duas doses protege mais que a de dose única? vacinação vacinação contra a covid-19