Cresce aposta em dólar abaixo de R$4,80 ao fim do ano, mostra pesquisa do BofA

Notas de dólar (Crédito: REUTERS/Dado Ruvic/Ilustração)
Por José de Castro
SÃO PAULO (Reuters) – Uma parcela significativamente maior de gestores consultados pelo Bank of America na América Latina agora vê o dólar abaixo de 4,80 reais até o fim deste ano, enquanto uma também maioria enxerga juros entre 12% e 12,75% no período, mostrou o banco em relatório desta terça-feira.
Uma fatia de 68% calcula que a moeda norte-americana ficará abaixo de 4,80 reais até dezembro, conforme edição de abril da pesquisa, contra 23% em março. Cerca de 55% veem o dólar entre 4,50 reais e 4,80 reais, acima dos pouco mais de 20% da sondagem do mês passado.
+ Criptoverso: 10 bilhões de razões que podem tornar bitcoin moeda de reserva
A novidade é que alguns gestores passaram a ter como cenário dólar abaixo de 4,50 reais –pouco mais de 10% dos consultados. Em março esse panorama não havia sido considerado. Na outra ponta, a faixa entre 5,71 reais e 6,00 reais deixou de ser citada, corroborando uma perspectiva geral de dólar mais fraco.
Desde 15 de março, quando a pesquisa daquele mês foi publicada, o dólar à vista cai 9,5% ante o real, em termos nominais –a cotação era negociada em torno de 4,67 reais nesta terça-feira. A moeda brasileira salta 19,4% no ano, melhor desempenho global, depois de amargar fortes perdas nos anos anteriores.
Parte dessa recuperação se deve, segundo analistas, à correção na taxa de juros, que de uma mínima histórica de 2% ao ano já está em 11,75%, melhorando, assim, a relação risco/retorno de manter reais em carteira.
E a maioria dos gestores consultados pelo BofA vê a taxa Selic ainda mais alta até o fim do ano. As apostas estão concentradas no intervalo entre 12% e 12,75% (65%), mas uma parcela de pouco menos de 20% prevê juros entre 13% e 13,75%, enquanto um grupo pequeno considera cenários em que a Selic fica entre 14% e 14,75%.
O departamento econômico do BofA estima juro terminal de 13,25% em junho de 2022.
Veja também
- + Veja os 8 sintomas da Ômicron em pessoas vacinadas
- + Bruna Lombardi posta foto seminua e reflete sobre intimidade
- + 7 dicas para aumentar a restituição do seu Imposto de Renda
- + Jovem é internado na UTI após desenvolver condição pulmonar rara ao se masturbar
- + Novo RG: quanto tempo você tem para providenciar o documento
- + 10 carros com tração dianteira divertidos de guiar
- + Filha de Ana Maria Braga exibe vida simples no interior de SP
- + Chay Suede vira piada nas redes sociais com foto de ‘feijoada gourmet’
- + Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
- + Veja quais foram os carros mais roubados em SP
- + Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
Tópicos
aposta em dólar BC vende dólares câmbio alívio tensões Rússia Ucrânia câmbio ata do copom câmbio Auxílio Brasil câmbio aversão a risco câmbio FED Câmbio Guedes fura teto câmbio hoje câmbio inflação IPCA câmbio ômicron câmbio outubro câmbio pec dos precatórios câmbio previsão câmbio teto de gastos guedes câmbio ucrânia como especular com o rublo e o real como investir em rublos como se faz a cotação do dólar Copom dólar dólar abaixo de 5 dólar agora dólar ata do copom dólar bolsonaro dólar câmbio Rússia Ucrânia sem acordo dólar copom dólar cotação dólar embargo petróleo rússia dólar guerra Rússia ucrânia dolar hoje dólar hora de comprar? dólar inflação EUA dólar invasão ucrânia dólar juros dólar ômicron dólar pec dos precatórios dólar perto de 5 dólar pib 2021 IBGE dólar política dólar ptax dólar real dólar selic dólar teto de gastos dólar treasury dólar ucrânia Rússia evergrande dólar fed dólar leilão de dólares leilão do BC Leilão dólar BC por que o dólar cai tanto Por que o dólar está caindo? precatórios dólar qual a diferença entre dólar turismo e comercial qual a influência da política no dólar qual cotação dólar usando para e-commerce qual dólar usado em transações comerciais quanto vale 1 rublo queda do dólar causas