O número de pequenos empreendedores que estão conseguindo crédito aumenta gradativamente no Brasil. Uma pesquisa divulgada pelo Sebrae e FGV revela que, no mês de maio de 2021, 52% dos MEIs conseguiram crédito, assim como 26% das MPEs.

As porcentagens apresentam um salto quando comparadas há um ano, quando 16% dos MEIs angariaram empréstimos e 6% dos MPES.

+ Decreto institui sistema de garantias de crédito para pequenos negócios
+ Crédito imobiliário com recursos da poupança cresce 73,6% em julho sobre um ano antes

Sistema Nacional de Garantias de Crédito

Iniciativa que pode destravar ainda mais o crédito para os pequenos empreendedores é o chamado “Sistema Nacional de Garantias de Crédito”, instituído pelo governo federal e que tem como objetivo facilitar o acesso ao crédito por microempresas e empresas de pequeno porte. A iniciativa foi publicada nesta quinta-feira (26) no Diário Oficial da União.

Com ele, pequenos negócios poderão obter garantias em operações de crédito de entidades como sociedades de garantia solidária, cooperativas de crédito, fundos de natureza pública ou privada destinados a garantir direta e indiretamente riscos de crédito e de outras instituições que atuam com essas garantias.

Em nota, a Secretaria-Geral da Presidência da República diz que “a criação desse novo sistema possui potencial para estimular a competição bancária, a eficiência do mercado e proporcionar maior acesso ao crédito, além de contribuir para a retomada da economia”.

Novos créditos e soluções lançadas recentemente para PMEs

Diversas empresas financeiras também têm lançado soluções voltadas para esses tipos de empresas. Veja abaixo algumas iniciativas recentes:

Linhas de crédito da Omie com garantia de imóvel

A Omie, plataforma de gestão (ERP) em nuvem, em parceria com a fintech Cashme, oferece para PMEs linhas de crédito para quem possui um imóvel.

As taxas começam em 0,85% ao mês + IPCA, o valor do empréstimo é limitado a 60% do valor do imóvel (seja ele de pessoa física ou jurídica) e os pagamentos mensais começam em até 12 meses da aprovação do crédito, podendo ser finalizados em até 240 meses (20 anos).

É possível simular uma proposta neste link.

Capital de giro da C6 Bank com garantia de recebíveis

O C6 Bank lançou um crédito para capital de giro a pequenas e médias empresas, que podem dar como garantia as vendas a prazo feitas em qualquer maquininha de cartão.

Pessoas Jurídicas com conta no C6 Bank podem tomar emprestado até cinco vezes o valor das vendas a crédito parceladas na maquininha de cartão. Uma parte das vendas é utilizada como garantia.

O prazo dessa modalidade de empréstimo parcelado é de 36 meses, com carência de até dois meses para pagar a primeira parcela. A contratação é feita diretamente pelo cliente no aplicativo ou web banking do C6 Bank e a liberação ocorre em até um dia útil.

TransUnion lança solução de análise de crédito “democrática” para PMEs

A TransUnion criou a solução Book 3D PJ que apresenta um conjunto de 59 atributos sobre empresas e seus sócios, permitindo a avaliação de risco de pessoas jurídicas, principalmente de micro, pequenas e médias empresas.

A solução analisa os dados que indicam a adesão ao SIMEI (Sistema de Recolhimento em Valores Fixos Mensais dos Tributos Abrangidos pelo Simples Nacional), o valor do faturamento presumido, sua atividade no mercado, características da localização do negócio, informações comportamentais e do quadro social.

Além disso, a nova solução também traz dados abrangentes que permitem ao avaliador analisar se os sócios da empresa têm experiência no ramo no qual atuam, há quanto tempo estão na empresa e o histórico comportamental de crédito de cada um deles, dentre uma ampla variedade de outros fatores.

Magalu lança maquininhas de pagamento, conta digital empresarial e sistema de crédito para sellers

O Magalu, ecossistema de compra e venda, lançou um pacote de ferramentas financeiras voltadas aos 90 mil vendedores que fazem parte de seu marketplace.

Maquininha

Entre os lançamentos, estão três modelos de maquininhas de pagamento com cartão, as “Magalupay”. Uma é voltada ao microempreendedor, outra a estabelecimentos mais robustos e uma terceira, batizada de Smart, que funciona como uma espécie de sistema de gestão do negócio. Além da função de pagamento, a Smart gerencia o estoque após as vendas online e offline, por exemplo.

Não há cobrança de aluguel e os três modelos (Mini, Super e Smart) estão disponíveis tanto para CPF quanto para CNPJ. O sistema é integrado com a conta PJ gratuita oferecida pelo Magalu.

Crédito Magalu

O sistema de crédito do Magalu oferece empréstimo para vendedores de seu marketplace investirem no negócio, como aumentar a produção ou estoque, por exemplo.

O sistema é digital e o crédito pode ser contratado de forma online. Entre as vantagens, segundo o Magazine Luiza, estão a ausência de pedido de garantia, “taxas de juros competitivas” e 60 dias para o pagamento da primeira parcela.