No ano passado, o salário médio do trabalhador no setor industrial caiu 1,2% no Brasil, segundo levantamento feito pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI). Foi a primeira vez que o indicador ficou negativo. Em 2015, de acordo com dados do IBGE, o rendimento real do trabalhador brasileiro, já descontada a inflação, teve uma perda de 3,7%. Essa realidade joga pressão em cima dos departamentos de recursos humanos das empresas. A falta de perspectiva de ganhos maiores é um fator desmotivador, que pode prejudicar ainda mais o desempenho corporativo em tempos de crise.

As empresas certificadas pelo Top Employers Institute, por outro lado, têm uma característica que as permite superar esse desafio com certa facilidade: o dinheiro não é o principal atrativo para os funcionários. “As pessoas têm orgulho de trabalhar aqui”, afirma Kelen Reis, diretora de RH da fabricante de pneus Goodyear na América Latina. A Goodyear tem uma característica que ajuda nessa questão. “Somos uma empresa antiga e é comum termos várias gerações da mesma família fazendo carreira”, diz Reis.

Mas o orgulho não é fruto apenas do tempo de casa. O segredo está na transparência. Um traço em comum entre as empresas certificadas pelo instituto é a comunicação eficiente com os trabalhadores em relação às políticas de benefícios e salários. No Brasil, 83% das companhias possuem um sistema para educar os empregados sobre essas políticas, porcentual superior ao da média global, que é de 73%. “É um processo educativo. Se não é possível dar um aumento, explicamos detalhadamente os motivos”, diz a executiva.

Clareza: a Klabin, do diretor sergio piza, faz treinamentos sobre como usar os benefícios oferecidos
Clareza: a Klabin, do diretor Sergio Piza, faz treinamentos sobre como usar os benefícios oferecidos (Crédito:Carlos Della Rocca)

Essa transparência é a tática adotada desde o primeiro contato do profissional com a empresa. A comunicação interna também busca ressaltar a história da companhia, fundada em 1898. “Procuramos despertar nas pessoas a paixão pelo pneu”, diz Reis. Na Klabin, fabricante de papel e celulose, uma vez por ano, os funcionários recebem um treinamento sobre como utilizar os benefícios oferecidos pela empresa, que incluem plano de saúde, seguro de vida, auxílio creche, entre outros.

“Muitas vezes, o pessoal não sabe como usar o benefício”, afirma Sergio Piza, diretor de gente e gestão da companhia. “Queremos ter certeza de que todos estão enxergando o valor de trabalhar na Klabin.” Ao final dessa “feira de benefícios”, os colaboradores recebem um extrato com tudo o que utilizaram. Dessa forma, ficam sabendo, detalhadamente, o custo desses benefícios e o quanto teriam de desembolsar caso não trabalhassem na empresa. Essa, no entanto, não é uma prática tão comum no Brasil. Apenas 7% das companhias certificadas a adotam, sendo que a média global é de 31%.

Para a Saint-Gobain, o mundo digital, em especial as redes sociais, se tornaram uma importante ferramenta para despertar o orgulho dos funcionários. A estratégia tem relação com mudanças de posicionamento da companhia no mercado. Fabricante de insumos para construção e para a indústria automotiva, a empresa era pouco conhecida pelos consumidores. Para mudar essa realidade, ela passou a apresentar de forma mais direta seus produtos, abordando, principalmente nas redes sociais, conceitos relacionados ao cliente final.

“Quando entrei na empresa, há cinco anos, não falávamos com nosso público sobre conforto do lar, por exemplo”, afirma Adriana Rillo, diretora de recursos humanos e comunicação corporativa da companhia. “Essa maior presença nas redes sociais nos conecta melhor com os públicos externo e interno e isso ajuda a despertar o sentimento de orgulho nos funcionários.” Outro objetivo disso é incentivar jovens recém-formados a entrarem no programa de trainee da Saint-Gobain. A avaliação era de que poucos procuravam a companhia por não saberem exatamente seu ramo de atuação. No fundo, o que as pessoas querem é um emprego que as valorize. Dinheiro é importante, mas não é tudo.

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