Na disputa dos times brasileiros para garantir o melhor contrato de fornecimento de material esportivo, o Coritiba decidiu “abandonar o campeonato” e jogar com as suas próprias regras. Depois de quatro anos com contratos com gigantes como a Nike e depois a Adidas, a equipe campeã brasileira de 1985 está criando uma marca própria. Trata-se da 1909, ano de fundação do clube. A estimativa do Coritiba é lucrar R$ 1 milhão no primeiro ano de operação. Segundo seus dirigentes, em dois anos, o contrato com a Adidas trouxe um faturamento de R$ 6,3 milhões à fornecedora e rendeu apenas R$ 200 mil ao clube. A diretoria do Coxa entendeu que, no fim das contas, pagava para utilizar o logotipo da empresa alemã, descontadas as obrigações do acordo. No caso do contrato com a Nike, que vigorou entre 2013 e 2015, o faturamento do clube foi de R$ 524 mil. A fabricação da 1909 será da Bomache, de Fortaleza, que já produziu para outros times como o Paysandu, o Santa Cruz e o Fortaleza. A empresa também ficará responsável pela distribuição e a operação das lojas e as vendas online ficarão a cargo do Coritiba.

(Nota publicada na Edição 1081 da Revista Dinheiro, com colaboração de: Carlos Eduardo Valim, Márcio Kroehn e Moacir Drska)