Giro

Covid-19: Pessoas infectadas e vacinadas adquirem “superimunidade”, diz estudo

Crédito: Arquivo/Agência Brasil

Os especialistas concluiram que os grupos infectados e vacinados geraram maiores níveis de imunidade em comparação com o grupo que foi vacinado sem infecção (Crédito: Arquivo/Agência Brasil)

As pessoas com infecção pelo SARS-CoV-2 e que estão vacinadas adquirem uma “superimunidade” que é muito superior à proteção imunológica de quem apenas recebeu a vacina, sugere um estudo divulgado nesta terça-feira (25).

“A resposta imunológica medida no soro sanguíneo revelou anticorpos mais abundantes e mais eficazes do que a imunidade gerada apenas pela vacinação”, indicam as conclusões da pesquisa da Oregon Health & Science University (OHSU), dos Estados Unidos, publicadas na revista Science Immunology.

+ Estudo em laboratório aponta que compostos da cannabis podem impedir infecção por coronavírus



O estudo foi realizado antes do surgimento da variante Ômicron, mas os pesquisadores esperam que as respostas imunes híbridas sejam semelhantes com a nova variante considerada altamente transmissível.

“Não faz diferença se uma pessoa é infectada e depois vacinada ou se é vacinada e depois infectada. Nos dois casos, obterá uma resposta imunológica muito robusta – incrivelmente alta”, assegurou Fikadu Tafesse, coautor do estudo e professor de microbiologia molecular e imunologia na OHSU, citado no comunicado da universidade.

A pesquisa envolveu um total de 104 pessoas vacinadas contra a covid-19 e divididas por três grupos: 42 vacinados sem infecção, 31 vacinados após uma infecção e outros 31 que ficaram infectados depois da vacinação.

+ Confira 10 receitas para reaproveitar ou turbinar o arroz do dia a dia


Com os participantes no estudo controlados por idade, sexo e tempo de vacinação e infecção, os cientistas recolheram amostras de sangue de cada participante que foram expostas a três variantes do vírus SARS-CoV-2 vivo em ambiente de laboratório.

Os especialistas do OHSU chegaram à conclusão de que os dois grupos com “imunidade híbrida” – infectados e vacinados – geraram maiores níveis de imunidade em comparação com o grupo que foi vacinado sem infecção.


Para Marcel Curlin, especialista de infectologia na instituição norte-americana, a imunidade conferida pela infecção natural “é variável” de pessoa para pessoa, mas, quando combinada com a vacinação, “quase sempre fornece respostas muito fortes”.

“Esses resultados apontam para um momento em que o SARS-CoV-2 pode se tornar endêmica, como uma infecção sazonal do trato respiratório, em vez de uma pandemia”, salientou Marcel Curlin.



Tópicos

A internação é necessária para todo caso positivo para o teste do COVID-19? África do Sul alcool gel após quantos dias os sintomas da variant Omicron da COVID-19 podem aparecer Brasil casos Como prevenir COVID-19 no ambiente de trabalho? contágio ômicron coronavírus covid da diarreia amarela covid da diarreia com sangue covid da diarreia e dor de barrigam geral covid da diarreia e dor de estomago covid da diarreia e dor no corpo covid da diarreia e febre covid da diarreia e vomito covid da diarreia forte covid da diarreia por quantos dias covid da diarreia verde Covid-19 devo continuar com medidas preventivas como uso de máscara dor de garganta omicron etc.? Europa GO mas transmiti-la? mascara de pano omicron medicação para covid omicron mortes ômicron novos casos covid-19 novos casos ômicron omicron omicron em crianças omicron sequelas OMS pandemia pico de transmissão pico de transmissão da ômicron Posso não apresentar sintomas da COVID-19 quais os sintomas da omicron a nova variante Quais são os principais cuidados para evitar a contaminação familiar de COVID-19? qual o pico de transmissão da ômicron? alcool gel Qual o tempo de incubação da COVID-19? qual os sintomas da omicron Quanto tempo a COVID-19 permanece ativo em diferentes superfícies? quantos dias duram os sintomas da omicron Quantos dias é o isolamento pela COVID-19? Que máscara uma pessoa que suspeita ter COVID-19 deve usar? Reino Unido remédios para covid omicron Se eu já tinha COVID-19 sequelas da omicron sintoma da gripe sintomas da nova variante omicron sintomas da variante omicron sintomas influenza sintomas omicron e influenza Tenho que parar de tomar alguma medicação por conta do novo coronavírus (COVID-19)? vacinação variante omicron