Pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Ilha Solteira (SP) criaram um sistema que pode esterilizar ambientes contra a Covid-19 por meio do uso de luz ultravioleta. As informações foram divulgadas pela TV Tem, afiliada da TV Globo no interior paulista.

Ainda de acordo com a reportagem, o sistema é inteligente e foi testado em um elevador. Quando não há usuários e a porta está fechada, a luz ultravioleta realiza a esterilização do local. Quando a porta é aberta, a luz apaga automaticamente. O preço para que um elevador seja equipado com a tecnologia fica entre R$ 1,5 mil e R$ 2 mil.

+ Média de mortes por covid-19 no país recua pelo terceiro dia
+ Brasil pode ter 562,8 mil mortes por covid até julho, diz universidade dos EUA

O sistema pode ser instalado também em outros locais com fluxo de pessoas, como salas de aula e transporte público. No metrô, por exemplo, a tecnologia pode ser utilizada quando os vagões estão sem passageiros, durante o tempo de manobra do trem ao término de uma linha.

O uso de radiação ultravioleta já ocorre em um grande hospital da capital paulista desde o início da pandemia. Os estudos indicam que 99% dos vírus e bactérias são eliminados depois da esterilização.