Giro

Covid longa tem três tipos com sintomas diferentes, diz estudo

Crédito: Freepik

A Covid longa é a permanência dos sintomas por ao menos três meses após a infecção da Covid-19 (Crédito: Freepik)



Pesquisadores do King’s College de Londres, no Reino Unido, concluíram que a Covid longa não se manifesta da mesma maneira em todos os pacientes. Por isso, o tratamento deve ser individualizado.

A Covid longa é a permanência dos sintomas por ao menos três meses após a infecção da Covid-19. Os pesquisadores analisaram quase 1.500 pacientes e dividiram a Covid longa em três categorias: sintomas neurológicos; sintomas respiratórios e demais queixas. O novo estudo foi publicado esta semana na plataforma de pré-prints MedRxiv. Veja as categorias:

Biden segue positivo em teste para Covid-19 nesta quinta-feira

Sintomas neurológicos

Composto pelo maior número de pessoas. Os pacientes sentem fadiga, névoa mental, dores de cabeça, dificuldades de concentração e perda de memória. Foi o mais comum entre os pacientes que se infectaram durante as ondas das variantes Alfa e Delta.




Sintomas respiratórios

Os pacientes sentem falta de ar grave, tosse contínua e dores no peito que podem sinalizar danos no pulmão. Foi prevalente durante a primeira onda da Covid-19, com a primeira cepa do vírus e quando a população não estava vacinada.

Demais sintomas

Sintomas persistentes de palpitações no coração, dores musculares e alterações na pele e no cabelo.

“Esses dados mostram claramente que a síndrome pós-Covid não é apenas uma condição, mas parece ter vários subtipos. Nossas descobertas coincidiram com a experiência das pessoas que vivem com a Covid há muito tempo. Compreender as causas desses subtipos pode ajudar a encontrar estratégias de tratamento. Além disso, esses dados enfatizam a necessidade de os serviços médicos para Covid longa incorporarem uma abordagem personalizada e sensível às questões de cada indivíduo”, disse a professora do Departamento de Genética e Epidemiologia da instituição e uma das autoras do estudo Claire Steves, em comunicado, segundo O Globo .


Segundo os pesquisadores, a vacinação contra a Covid-19 além de proteger contra formas graves da doença também reduz o risco de Covid longa.






Tópicos

Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido Agência Nacional de Vigilância Sanitária ainda tenho sintomas covid Akiko Iwasaki alfa alterações na pele Alucinações visuais aumento casos varíola dos macacos no mundo Bissexuais brasil registra morte por varíola dos macacos brasil trata varíola dos macacos como surto casos da varíola dos macacos casos de varíola dos macacos casos de varíola dos macacos seguem em alta no mundo casos varíola dos macacos 978 Brasil casos varíola dos macacos Brasil casos varíola dos macacos no Brasil casos varíola dos macacos no mundo casos varíola macacos Claire Steves combate surto varíola dos macacos como erradicar varíola dos macacos? como se trata varíola dos macacos como tratar varíola dos macacos comunidade LGBTQIA+ maior risco varíola dos macacos contrair varíola dos macacos contato secreções animais coronavírus covid covid afeta o sexo? covid Capacidade cognitiva covid cérebro estudos covid danos permanentes à saúde covid longa covid longa o que é covid mal-estar de longo prazo? covid sequelas cérebro covid sequelas permanentes covid sintomas longos covid sintomas permanentes covid sintomas permanentes cérebro Covid-19 envelhecimento crescimento de 65% nas notificações crianças grupo vulnerável varíola macacos cuidados com grupos vulneráveis dados da OMS danos no pulmão Delta Departamento de Genética e Epidemiologia Disfunção cognitiva covid Disfunção sexual covid disseminação varíola dos macacos no país disseminação varíola macacos doença autoimune covid doença conhecida como monkeypox doença pode ter subnotificação dor de cabeça dor de garganta é sintoma de covid dores musculares dores nas costas dores no peito eficacia das vacinas covid emergência varíola dos macacos epidemias globais erradicação da varíola dos macacos erradicação varíola dos macacos estudo britânico saúde cérebro falta de ar grave formas graves da doença king's college King’s College de Londres Londres medrxiv nariz entupido é sintoma de covid névoa cerebral covid o que causa covid longa? o que é covid longa? o que é doença autoimune? OMS emergência de saúde pública OMS emergência saúde pública OMS emergência saúde varíola dos macacos OMS não vê emergência Varíola dos Macacos OMS Organização Mundial da Saúde OMS risco saúde global OMS tenta conter varíola dos macacos palpitações no coração Perda de cognição covid Perda de eficiência no trabalho covid perda de memória covid pode tomar a vacina do covid gripada? porque ainda sinto sintomas da covid? Quais as sequelas da covid? Quais os sintomas da covid longa? quais os sintomas mais longos que a covid deixa? quando toma vacina da covid pode beber quanto tempo dura os sintomas da covid quem toma vacina da covid pode beber Reino Unido sequelas covid-19 neurônios sequelas do covid sequelas pos covid sintomas comuns covid longa sintomas covid longa tosse contínua transmissão do vírus grupos