Covid longa: nova tecnologia descobre lesões ocultas no pulmão

Nova tecnologia utiliza gás xenônio em ressonância magnética para descobrir lesões ocultas do pulmão (Crédito: Pixabay)
Cientistas da Universidade de Oxford, em pesquisa sem revisão por pares ou publicação em revista científica, apontaram à formação de lesões ocultas no pulmão causadas pela Covid-19. Com um novo método para detectar alterações no aparelho respiratório, a tecnologia ajuda a explicar a falta de ar em pacientes que sofrem com a chamada Covid longa, nome dado aos efeitos prolongados da doença, que podem durar meses.
A nova tecnologia utiliza gás xenônio, que se comporta de maneira semelhante ao oxigênio, para realizar uma ressonância magnética. Assim, é possível visualizar e rastrear o gás durante o exame. Com isso, os cientistas analisaram como o xenônio se moveu dos pulmões à corrente sanguínea.
+ Rio de Janeiro vacina crianças de 6 e 7 anos contra a covid-19
+ A obrigatoriedade da vacina contra a covid-19 no mundo
Os pacientes acometidos pela Covid longa tiveram a passagem do gás de maneira menos eficaz do que observado em indivíduos saudáveis. Pacientes que necessitaram de internação para tratar a infecção causada pelo coronavírus também apresentaram a mesma disfunção.
Foram observados 11 pacientes que não precisaram de hospitalização para tratar a Covid, mas relataram falta de fôlego por tempo prolongado. Esta pesquisa foi baseada em um estudo anterior, também de cientistas de Oxford, com 12 pacientes internados com Covid. Ainda houve a comparação com a capacidade respiratória de 13 pessoas saudáveis.
A descoberta das lesões até então ocultas do pulmão podem apontar a possíveis tratamentos à Covid longa, apesar de o incômodo ser complexo e motivado por diversas variáveis.
“Esta é uma pesquisa importante e eu realmente espero que ajude a esclarecer mais sobre essa questão. É importante que as pessoas saibam que as estratégias de reabilitação e um treinamento respiratório podem ser realmente úteis”, disse a pneumologista Emily Fraser, principal autora do estudo, à BBC inglesa.
Veja também
Tópicos
casos de covid Brasil 2022 consórcio de imprensa coronavírus CORONAVÍRUS/BRASIL/CASOS/MORTES/IMPRENSA/CONSÓRCIO covid covid longa covid longa como tratar? covid longa o que acontece? covid longa o que é Covid-19 covid-19 brasil covid-19 mortes covid-19 mortes 2022 covid-19 mortes brasil distribuir as vacinas dose de reforço doses anticovid doses de reforço doses do imunizante doses ofertadas financiar vacinas Fiocruz imunização imunizante imunizantes injetadas com segurança Janssen lesão oculta no pulmão menor renda metade da população mundial ainda não foi vacinada mortes nova cepa novas variantes omicron OMS países de menor renda países pobres pandemia Posso não apresentar sintomas da COVID-19 pulmão quais os sintomas da omicron a nova variante Quais são os principais cuidados para evitar a contaminação familiar de COVID-19? qual os sintomas da omicron Quanto tempo a COVID-19 permanece ativo em diferentes superfícies? Quantos dias após ter COVID-19 pode tomar a vacina? respiração ressonância magnética com xenônio xenônio