Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, trouxe uma lista de sintomas comuns apresentados em pessoas que tiveram a “Covid longa”, e os cinco mais registrados são bem diferentes do que se pensava.

Entre os sintomas mais conhecidos da infecção por Sars-Cov-2, o único que se manteve presente entre as pessoas que tinham a doença por mais de 12 semanas era a perda de olfato.

+ Covid: quanto tempo demora para aparecer os sintomas em vacinados?

No estudo publicado na segunda-feira (25) pela revista médica Nature, os outros sintomas mais comuns associados a “covid longa” eram a queda de cabelo, espirros, dificuldade de ejaculação e a redução de libido.

A pesquisa analisou registros de saúde anônimos de 2,4 milhões de britânicos coletados entre janeiro de 2020 e abril de 2021. Os pacientes foram divididos em dois grupos, um deles com infecção prévia por Covid-19, mas sem histórico de internação, e o outro com pessoas que não tiveram registro de infecção pela doença. O primeiro grupo reportou 62 sintomas com uma frequência maior do que o outro.

Os pesquisadores ainda apontaram os grupos demográficos com um risco maior de desenvolver a forma prolongada da Covid, com mulheres, jovens, negros e pessoas de minorias étnicas se destacando entre os demais.