Com a variante Ômicron do coronavírus se tornando a principal responsável por infecções no mundo, inclusive em crianças, é importante conhecer os sintomas mais associados à nova cepa. Diferente da variante Delta, que causava febres altas e perda de olfato ou paladar, a Ômicron tem sintomas mais leves.

Entre os sintomas mais observados em crianças é a fadiga. O médico David Lloyd, que faz parte da equipe do aplicativo Zoe Symptom Covid Study, que monitora os sintomas dos britânicos, falou dos sinais de alerta comuns em crianças, destacando também dor de cabeça e perda de apetite.

+ Covid em crianças: teste rápido de antígeno pode não apresentar resultado confiável

“Sempre tivemos uma pequena parcela de pacientes com Covid que estão tendo erupções cutâneas, mas até 15% das crianças com Ômicron apresentam o sintoma. As crianças também parecem desenvolver mais os sintomas clássicos de coronavírus, incluindo temperatura alta, tosse contínua e perda ou alteração do olfato ou paladar”, disse ele em entrevista ao The Sun.

Já para os adultos, segundo o ZOE Symptom Covid Study, os principais sintomas são coriza, dor de cabeça, fadiga, espirros e dor de garganta.