Após dois anos de pandemia de Covid-19, certamente, em algum momento, você se perguntou se já teve a doença. Alguns sinais podem indicar que você teve Covid e não sabe, como perda de olfato, convívio com alguém que testou positivo, queda de cabelo, dor na garganta e sensação de gripe e resfriado.

“Qualquer pessoa que teve síndrome gripal entre abril de 2020 e agora, e não foi testada, pode ter tido Covid-19”, disse o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Alexandre Naime Barbosa.

Segundo o infectologista, mesmo quem pegou Covid-19 não está livre de ter sintomas graves se for infectado novamente e não tiver tomado a vacina.

“Os sintomas mais característicos podem ser uma indicação, mas não há como saber sem o exame”, afirma o presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBim), Renato Kfouri.

Equador vai vacinar crianças a partir dos três anos contra a covid-19

Autotestes

Autotestes de Covid-19 estão sendo avaliados pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para comercialização em farmácias.

O autoteste pode ser feito em casa a partir da coleta de material orgânico no fundo do nariz. O kit contém uma swab nasal (espécie de cotonete a ser introduzido no nariz) e um tubo de extração com o líquido usado para a testagem. O resultado sai em 15 minutos.