Giro

Covid-19: variante japonesa pode ser mais resistente a vacinas

Crédito: Pixabay

A variante carrega uma mutação na proteína S do coronavírus (Crédito: Pixabay)

A variante japonesa do coronavírus E484K, que infectou aproximadamente 70% dos pacientes com Covid-19 no hospital de Tóquio no mês passado, segundo informações da TV NHK, pode ser mais resistente às vacinas.



A variante, também chamada de Eek, carrega uma mutação na proteína S do coronavírus, responsável por “facilitar” a entrada do vírus na célula humana e a primeira a ser alvo dos anticorpos produzidos por imunizantes, segundo Flavio da Fonseca, virologista do departamento de Microbiologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e presidente da Sociedade Brasileira de Virologia (SBV), em entrevista concedida ao site R7.

+ STF deve chancelar abertura de CPI da Covid, mas deixar que Senado decida sobre funcionamento
+ ECMO auxilia pacientes graves com covid-19

Ainda segundo  reportagem, o especialista explica: “É a mutação E484K, que muda um aminoácido E para um aminoácido K. Essa mutação acontece em um ponto onde parte dos anticorpos formados pela vacina se ligam. Com a alteração, eles deixam de se ligar com tanta eficácia. Não é um bloqueio total, mas certamente a resposta imune provocada pela vacina fica um pouco prejudicada”.

Letalidade



Não há estudos sobre a letalidade da variante japonesa, ou seja, não se sabe se ela é capaz de provocar mais mortes por Covid-19 que as demais variantes.


Veja também
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Vídeo: Motorista deixa carro Tesla no piloto automático e dorme em rodovia de SP
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Lago Superior: a melhor onda de água doce do mundo?

Tópicos

A vacinação está lenta? agendamento vacina covid animais coronavírus animais podem passar coronavírus AstraZeneca astrazeneca eficácia astrazeneca suspensão astrazeneca trombose BioNTech Brasil possui neste momento vacina para aplicar em toda a população? cadastro vacina cadastro vacina covid calendario de vacinação covid calendário vacinação covid capitais vacinação coágulo coágulos colapso da saúde Com a chegada de mais vacinas como faço para me vacinar? coronavírus cura covid Covid variantes Covid-19 crise vacinação E484K efeitos colaterais falta de doses falta vacina farmacêuticas FNP Frente nacional de prefeitos hospital de Tóquio imunizantes brasil moderna uso pediátrico Mutações covid Brasil mutações SP o Brasil tem dose pra vacinar todo mundo o que é variante? pandemia pandemia quantos já morreram? Pazuello Pazzuello pets hospedeiros Pfizer pode vacinar crianças? pool de farmacêuticas por que faltam vacinas? quais empresas fazem vacina? quais vacinas estão no brasil qual é a melhor vacina? quando a vacina pfizer chega ao Brasil? Quando o cronograma será ampliado? quantas farmacêuticas produzem vacina? quantas vacinas o Brasil tem? quantas vacinas tem no brasil? quantas variantes tem no Brasil saiba como entrar na fila da vacinação saiba como se ibnscrever para se vacinar Sanofi site vacinação trombose uma pessoa poderá receber doses de fabricantes diferentes? vacina covid vacina doses mutações vacina Pfizer vacina pfizer é melhor que as outras? vacina pfizer eficácia vacina pfizer estudo israelence vacina pfizer israel vacina refrigeração vacinação araraquara vacinação covid curitiba vacinação cuiaba vacinação curitiba vacinação fevereiro vacinação paralisada vacinação passo a passo vacinação salvador vacinação são paulo vacinas vacinas covid vacinas qual a melhor? Hospedeiros Variante Japonesa variante japonesa do coronavírus Variantes Coronavírus