Em todo o mundo, o número de novos casos de covid-19 bateu recorde, nesta segunda-feira (27), e marcou 1,45 milhão de infectados. É a primeira vez, desde o início da pandemia, que são registrados mais de um milhão de novos casos no mundo, de acordo com a plataforma de dados Our World in Data.

O recorde anterior foi em 23 de abril deste ano e alcançou 904 mil casos, quando o mundo vivia o progresso da variante delta, informou o Uol.

Agora, o novo recorde, 60% maior que o anterior, ocorre em um momento de crescimento da variante Ômicron, porém com um panorama melhor de vacinação.

Vereador Eduardo Suplicy testa positivo para covid-19

Dos casos, 35% foram notificados nos Estados Unidos e 22% na Inglaterra. Em terceiro lugar está a Itália, com 2% dos casos. O Brasil aparece na plataforma com apenas 0,5% dos casos detectados no mundo, nesta segunda-feira.

O Brasil enfrenta um apagão dos dados desde 10 de dezembro, quando sites e plataformas do Ministério da Saúde sofreram um ataque hacker. Alguns estados dizem não estar conseguindo acessar os sistemas, prejudicando a atualização dos registros. Assim, não é possível analisar com precisão a situação atual da pandemia no Brasil.