Giro

Covid-19 triplica incidência de problema vascular; veja sintomas e cuidados

Crédito: SBACV

A trombose é a formação de coágulos no interior das veias e artérias (Crédito: SBACV)



A Covid-19 pode afetar a circulação arterial, causando trombose venosa, embolia pulmonar, tromboembolismo arterial, dissecção arterial e alteração da microcirculação, levando a alterações circulatórias muito graves.

“Já foi estudado e comprovado que chega a ser três vezes maior a incidência de tromboembolismo venoso em pacientes com Covid-19 severa, mesmo quando comparado com outros pacientes graves em ambiente de UTI, mas que não possuem a doença infecciosa”, afirma o cirurgião vascular Ivan Benaduce Casella, membro da Comissão de Tromboembolismo Venoso da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV).
Lumena Aleluia lançou seu perfil em plataformas de conteúdo adulto por assinatura e contou sobre a decisão em entrevista à “Marie Claire”.


+ 4 signos que são péssimos mentirosos
+ Os 6 signos mais infiéis do zodíaco
+ Instagram vai mostrar quem visualizou o seu perfil? Entenda o rumor




“A hipersexualização de mulheres negras sempre foi uma questão para mim. Especialmente ao nível da pesquisa, na minha formação. Não dá para desconsiderar, inclusive, que o cenário do feminicídio no Brasil mata mais mulheres negras. A sexualização tem a ver com isso. Mas no extremo oposto existe uma invisibilização de mulheres negras”, falou.

“No meu caso, poderia até denominar como repressão. Acho que, na tentativa desesperada de romper com a personagem da “mulata”, eu me escondi de maneira extrema, até desesperada. Por muito tempo mantive uma persona que escondia o corpo e reprimia desejos, fugia de qualquer situação que envolvesse liberdade com o corpo. Acho que ter ido para o reality também foi uma tentativa de sair do armário em todos os sentidos. Inclusive de questionar uma persona que vinha de uma militância radical”, continuou.


“Sou uma Lumena que também gosta de moda, que escondeu a vaidade por muito tempo, mas, hoje em dia, me produzo, faço as unhas, coloco cílios. E isso em nada diminui a produção da minha pesquisa intelectual. Acho que este momento é uma oportunidade que tenho de equilibrar essas duas vivências e essas duas Lumenas. Poderia até brincar: “Da militância ao OnlyFans! Me autorizo”. Esse ensaio demarca uma jornada que estava aqui, engavetada”, completou.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Lumena (@lumena.aleluia)


A trombose é a formação de coágulos no interior das veias e artérias, que causam a obstrução total ou parcial dos vasos. Os locais de maior incidência da doença são as extremidades, principalmente pernas e pés. Os sintomas de trombose são dor, inchaço e mutação de cor e temperatura, principalmente dos membros periféricos, como pernas, pés, braços e mãos.

Outras alterações circulatórias apresentam inchaço e dor nos membros (pernas e/ou braços) como sintomas.“A dor geralmente é de início súbito, que pode ser em membros como também em tórax e abdômen. O diagnóstico especializado realizado pelo cirurgião vascular não necessita de internação e é bem rápido”, explica o cirurgião.

Os anticoagulantes vêm sendo usados nos hospitais no auxílio do tratamento da infecção com o vírus SARS-Cov-2, em pacientes na fase moderada ou aguda da doença.

Pessoas com pré-disposição à trombose, quando diagnosticadas com Covid-19, precisam de acompanhamento com angiologista ou cirurgião vascular, para evitar a coagulação excessiva durante a infecção, explica o cirurgião vascular Ivan Benaduce Casella, membro da Comissão de Tromboembolismo Venoso da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV).

Segundo o médico, é importante que esses pacientes, durante o quadro da doença, mantenham supervisão da especialidade mesmo após a recuperação.

Ações europeias sobem com flexibilização de restrições da Covid na China e alta do petróleo

O médico explica ainda que, principalmente em casos moderados e graves, há um grande processo inflamatório no organismo que, consequentemente, leva à formação de trombos (coagulações de sangue no interior do vaso sanguíneo).

“Para quem teve Covid-19, particularmente nas formas mais severas, há uma tendência de risco de eventos de trombose venosa nas quatro semanas após o período de recuperação. Então, essas pessoas devem prestar atenção a edemas [inchaço] unilaterais – de uma única perna – ou sintomas súbitos ventilatórios, quando a pessoa sente falta de ar ou dor torácica. Esses são alguns dos sintomas de tromboembolismo venoso”, alerta Casella.

O cirurgião vascular e presidente da SBACV, Bruno Naves, explica que o uso de anticoagulantes associado ao tratamento da infecção precisa de cautelas. “O coronavírus não é a única doença do mundo. Ela pode ser uma pandemia no momento, mas os pacientes continuam a ter hipertensão, diabetes, apendicite, enfim. A vida e as doenças continuam. Então, quando um paciente está internado em estado grave, é avaliado pelo médico assistente que vai analisar os riscos e benefícios do uso de cada medicamento”, afirma o especialista.

Segundo a SBACV, 82% dos angiologistas e cirurgiões vasculares tiveram pacientes com o novo coronavírus com trombose nos membros inferiores. Enquanto 12% dos médicos atenderam pacientes com o quadro nos membros superiores. “O desenvolvimento de tromboses, seja arterial ou venosa, em membros superiores é muito pequeno. Com a Covid-19, observamos que este número foi muito maior do que o observado na prática do dia a dia”, disse o cirurgião vascular Marcelo Calil Burihan. Cerca de 66% dos médicos vasculares tiveram ao menos um paciente que evoluiu para amputação do membro afetado.






Tópicos

4ª dose combate o quê? 4ª dose necessária 4ª dose vacinas a pandemia acabou? adolescentes e crianças covid alteração da microcirculação alterações circulatórias anticoagulantes anticorpos covid sintomas apendicite artérias aulas presenciais sp hoje aulas presenciais sp municipais aulas presenciais sp suspensas aumento de casos autoteste coronavírus autotestes covid-19 braços casos casos de covid são paulo capital casos de covid são paulo hoje casos de covid são paulo ontem casos de covid são paulo por dia circulação arterial coágulos como detectar covid período fértil Como ocorre a transmissão da COVID-19? congestão nasal consórcio conter o avanço do coronavírus coronavírus coronavírus estudos covid covid anticorpos covid deixa sequelas? covid longa covid medicamentos covid remédios covid restrições covid tratamento Covid-19 covid-19 brasil covid-19 brasil 2022 covid-19 casos brasil covid-19 recorde brasil cuidados diabetes dissecção arterial dor dor de cabeça dor de garganta dor muscular dor no corpo dose de reforço doses de vacinas doses de vacinas contra a covid-19 embolia pulmonar especialistas fadiga falta de ar febre fim da pandemia formação de coágulos hábitos de prevenção do coronavírus higiene Higiene Pessoal hipertensão identificar inchaço infecção infecções infectologista letargia mal estar máscara máscara de proteção máscara vacina máscaras vacina OMS medidas de segurança mutação de cor e temperatura nariz entupido nova variante novas variantes O que é PCR obstrução dos vasos OMS organização mundial da saúde pandemia perda de olfato perda de paladar pernas pés prevenção do coronavirus Prevenir problema do coração qual o melhor teste para covid Quantos dias para aparecer os sintomas da Omicron? Quem deve seguir usando máscara? reinfecção reinfecção coronavírus risco cardíaco risco de de doenças virais sequelas covid sinais e sintomas da omicron sintomas sintomas da omicron em vacinados sintomas vasculares surgimento novas variantes no mundo suspensão de aulas presenciais suspensão de aulas presenciais sp suspensão de aulas presenciais sp 2022 temperatura covid detecção teste covid cientistas teste covid farmacia teste covid novidade teste covid sangue teste suor testes testes covid disponíveis tosse tratamentos tratar as doenças tromboembolismo arterial trombose trombose venosa vacina da Pfizer vacina duas doses protege mais que a de dose única? vacinação vacinação contra a covid-19 veias