Giro

Covid-19: testes em farmácias sobem 82% em uma semana no país

Crédito: Reprodução/Pixabay

A taxa de positividade foi de 15,3% no período, um aumento de 59% em relação ao índice de 9,65% detectado na semana anterior. (Crédito: Reprodução/Pixabay)

De acordo com a associação que representa as farmácias e drogarias no páis, os casos de Covid-19 nesses estabelecimentos subiram 82% em uma semana. A informação foi divulgada pelo GLOBO com dados levantados pela Associação Brasileira de Redes de farmácias e Drogarias (Abrafarma).

+ Covid-19: Brasil registra 21.432 novos casos e 92 mortes



Os dados são referentes à comparação dos diagnósticos de 18 a 24 de abril com os da semana anterior, do dia 11 ao 17. A taxa de positividade foi de 15,3% no período, um aumento de 59% em relação ao índice de 9,65% detectado na semana anterior. Segundo o levantamento, foram realizados 67.314 testes na terceira semana de abril, dos quais 10.307 deram positivo para a doença. Na semana anterior, foram detectados 5.677 resultados positivos, quase metade.

Além do aumento nos casos das farmácias, o país chegou a registrar quatros dias de alta nas mortes pela Covid-19 na última segunda-feira, com um aumento de 24% em relação ao cálculo de duas semanas atrás. Ainda assim, especialistas ressaltam que o índice está em patamar considerado baixo, com cerca de 126 óbitos por dia. Além disso, o número de casos oficiais registrados pelas secretarias de saúde estaduais segue em estabilidade em âmbito nacional.

Segundo a Abrafarma, nas farmácias do país, a procura caiu 81% entre janeiro e março deste ano. No entanto, eles afirmam que ainda não é um cenário para maiores preocupações e chamam atenção para a importância de se intensificar a cobertura vacinal com a dose de reforço.

+ Confira 10 receitas para reaproveitar ou turbinar o arroz do dia a dia




Tópicos

alta imunidade altas taxas de transmissão AstraZeneca atraso da vacinação atraso da vacinação nos países mais carentes baixa cobertura vacinal Brasil Câmara Câmara aprova MP Câmara dos Deputados campanha de vacinação caráter de cooperação humanitária circulação do vírus SARS-Cov-2 cobertura vacinal colaboração entre as nações cooperação humanitária Covax Facility Covid-19 critérios epidemiológicos custos com o transporte dos imunizantes deputado deputado Paulo Bengtson doação doação de vacinas doação de vacinas da Covid-19 doações doses doses da vacina Sinovac doses do imunizante dotação orçamentária grande parcela da população mundial imunidade imunização indivíduos suscetíveis indivíduos suscetíveis à infecção infecção interrupção da circulação do vírus SARS-Cov-2 medida essencial medida provisória Ministério da Saúde Ministério das Relações Exteriores MP nível de proteção contra o vírus número de casos ÓBITOS óbitos relacionados à infecção país beneficiário países com baixa cobertura vacinal países mais carentes paraguai parecer patógeno Paulo Bengtson pessoas ao redor do planeta planeta plenário população mundial populações proteção contra o vírus questões humanitárias redução drástica no número de casos Relator relator da MP Reservatório reservatório para o vírus SARS-CoV-2 Senado Sinovac taxas de transmissão transmissão transmissão do patógeno transporte dos imunizantes vacina sinovac vacinação vacinas contra a covid-19 vacinas da covid-19 vírus vírus SARS-CoV-2