O Serviço Nacional de Saúde (NHS) do Reino Unido, atualizou a lista de sintomas para a Covid-19 incluindo os novos sinais apresentados pelos pacientes infectados pela variante Ômicron.

O serviço de saúde britânico já considerava febre, tosse persistente e perda ou alteração do olfato ou paladar como os sintomas que exigiriam a realização de exames para confirmar a infecção pelo coronavírus. Com a recente atualização, outras nove ocorrências foram a adicionadas a lista:

Covid-19: subvariantes descobertas pelo mundo lançam novos alertas

– Falta de ar;

– Dor no Corpo;

– Cansaço ou exaustão;

– Dor de cabeça;

– Dor de garganta;

– Nariz entupido ou escorrendo;

– Perda de apetite;

– Diarreia;

– Náusea.

A indicação para as pessoas com esses sintomas é que permaneçam isoladas, em casa. A medida é para evitar o contato com outras pessoas, principalmente as que tem o maior risco de desenvolver o quadro grave da doença.

Muitos dos novos sintomas adicionados a lista pelo NHS, equivalente ao SUS brasileiro, já eram levados em consideração para a realização de exames para confirmar ou não a infecção do Covid-19 em outros países, incluindo o Brasil. Mas com o surgimento de novas variantes, principalmente a Ômicron, somente agora o protocolo nos hospitais públicos britânicos foram atualizados.