Giro

Covid-19: Quanto tempo de proteção tem os diferentes tipos de máscara?

Crédito: Reprodução/Pixabay

As máscaras FFP2 são as mais eficientes. Com estas máscaras, o contágio entre duas pessoas levaria 25 horas. (Crédito: Reprodução/Pixabay)



Já é de conhecimento geral a importância que as máscaras têm para nos protegerem das infecções do SARS-CoV-2. O coronavírus se propaga pelo ar, através dos aerossóis emitidos durante a respiração mas também pelas gotículas que podem ser liberadas quando as pessoas falam.

Muito mais que o uso da máscara em si, o tipo de proteção também tem peso nesta questão, como indica um estudo da Conferência Americana de Higienistas Industriais Governamentais (ACGIH), uma associação científica.

+ Itália e França eliminam máscara; Alemanha se aproxima do recorde de casos de covid

Uma pessoa sem máscara e que esteja contaminada com o vírus levaria 15 minutos para infectar outra pessoa que esteja a poucos metros de distância. Estima-se que o contágio entre duas pessoas que usem máscaras de pano aconteça no espaço de 27 minutos. Este tipo de máscara tem pouca capacidade de filtragem.




As máscaras cirúrgicas conferem maior proteção, pelo que o tempo de contágio sobe para uma hora. No entanto, também não são estas as máscaras que melhor protegem do coronavírus, uma vez que metade do ar escapa sem filtragem.

As máscaras FFP2 são as mais eficientes. Se adaptam ao contorno do rosto e filtram 94% dos aerossóis. Com estas máscaras, o contágio entre duas pessoas levaria 25 horas.

Além disso, as FFP2 duram mais do que as máscaras cirúrgicas, cuja eficácia começa a diminuir após quatro horas. As FFP2 tem um tempo de vida útil de oito horas, e as FFP2 R, que são reutilizáveis, podem durar 30 horas.







Tópicos

adenovírus Átila Átila Iamarino Bocavírus BOLETIM INFOGRIPE campanha vacinação cnpj fapesp Como conseguir uma bolsa na FAPESP? Como funciona a Bolsa FAPESP? comorbidade consulta pública consulta pública da vacina covid converse fapesp coronavírus coronavírus exército covid sintomas Covid-19 covid-19 2022 Covid-19 exército diferenças sintomas covid e influenza epidemia de gripe epidemia de gripe brasil Exército brasileiro exército do Brasil fapesp agilis fapesp bolsa fapesp iniciação científica fapesp revista Fiocruz flurona flurona casos confirmados flurona no Brasil flurona o que é flurona o que é? general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira gripe gripe comum gripe em sao paulo gripe em sao paulo 2021 gripe espanhola gripe espanhola em são paulo gripe española gripe h1n1 gripe h3n2 gripe h3n2 o que tomar gripe h3n2 sintomas gripe influenza h3n2 gripe no brasil gripe nova gripe sintomas H1N1 H3N2 H3N3 influenza influenza crianças influenza rio influenza sintomas KN95 máscara eficiência máscara gripe máscara influenza máscara preço máscara protege da gripe? n95 nova cepa nova variante O que é o Fapesp? O que quer dizer em despacho FAPESP? omicron omicron sintomas Parainfluenza 3 e 4 PFF2 pipe fapesp posso tomar da covid e influenza? quais estados têm surto de gripe? Qual a importância do investimento em pesquisas científicas? qual a melhor máscara? Qual a vacina de reforço para quem tomou a vacina contra Covid-19 CoronaVac? Qual é o aplicativo da carteira de vacinação da COVID-19? qual máscara usar no transporte público? Quanto é a bolsa FAPESP? que máscara usar? quem pode tomar a vacina da gripe Quem tomou a vacina Janssen contra a COVID-19 pode tomar outra vacina? Quem tomou a vacina Janssen contra a COVID-19 precisa tomar reforço? resfriado sage fapesp sintomas influenza sintomas ômicron sintomas.covid Surto de Covid-19 uso de máscara ao ar livre uso de mascara até quando uso de mascara atividade fisica uso de mascara atividade fisica faz mal? uso de mascara durante atividade fisica uso de mascara durante atividade fisica oms uso de mascara em sp uso de máscara em sp até quando uso de máscara na cidade de são paulo uso de máscara no brasil uso de máscara no rio de janeiro uso de máscara nos estados unidos uso de mascara obrigátorio vacina covid 19