Estudo feito pelo Institut Pasteur e publicado pela revista Science Advances indicou que o vírus SARS-CoV-2, responsável pela Covid-19, pode atingir o cérebro por meio de células do nariz. 

A descoberta pode ser a resposta do porquê muitas pessoas que tiveram Covid-19 se queixam de falha de memória ou confusão mental.   

+Distritos de Xangai terão testes em massa de Covid entre 26 e 28 de julho

“Nossos dados destacam um mecanismo anteriormente desconhecido de disseminação do SARS-CoV-2, provavelmente usado como uma rota para invadir células não permissivas e potencializar a infecção em células permissivas”, aponta o artigo.

Os cientistas explicam que o vírus é capaz de construir vias, como nanotubos, para chegar até o encéfalo. O vírus se acopla em células que possuem a enzima ACE2 para conseguir chegar no cérebro. 

O artigo aponta, porém, que novos estudos precisam ser feitos para esclarecer qual o mecanismo do vírus para chegar até o local.  Se as descobertas forem confirmadas, os pesquisadores acreditam que novas terapias possam ser desenvolvidas para que se impeça a formação dos nanotubos e o vírus não consiga infectar o cérebro.