Giro

Covid-19: Pesquisadores desenvolvem spray nasal contra cepas do vírus

Crédito: Pixabay/Flockine

O medicamento possui ação imediata e foi testado pelos pesquisadores finlandeses em camundongos (Crédito: Pixabay/Flockine)

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Helsinque, na Finlândia, desenvolveu um spray nasal que pode proteger o sistema imunológico da Covid-19 por pelo menos oito horas. Apesar de ser um tipo de tratamento preventivo, o spray é diferente da vacina, já que sua duração é muito curta, visando a proteção por horas e não meses ou anos.

Covid-19: ministro da Saúde pede que se reforcem cuidados na vacinação



A molécula utilizada na composição do spray nasal contra a Covid-19 é a TriSb92. Essa molécula é responsável por tornar a proteína spike do coronavírus inativa, atingindo uma área da proteína spike que tem pouca mutação. Por isso, mesmo que seja a cepa Delta ou Ômicron, o vírus não consegue infectar as células após uma dose do spray nas narinas.

O medicamento possui ação imediata e foi testado pelos pesquisadores finlandeses em camundongos, em laboratórios. Segundo o documento disponibilizado pelos autores da pesquisa, o spray protege “pelo menos oito horas, mesmo em casos de alto risco de exposição”.

Mesmo demonstrando eficácia, os pesquisadores destacaram que, assim como outros medicamentos antivirais, o spray deve ser utilizado por pessoas já vacinadas e que possuem maior risco de infecção. Isso porque o medicamento não substitui a vacina.

+ Confira 10 receitas para reaproveitar ou turbinar o arroz do dia a dia


Nos animais, o tratamento com o spray nasal anti-covid-19 não demonstrou danos perceptíveis. Entretanto, vale destacar que o medicamento ainda passará por mais análises, além de testes em humanos, antes de chegar ao público geral. Os pesquisadores ainda afirmam que o medicamento tem tecnologia barata e de fácil fabricação.

O documento disponibilizado pelos pesquisadores pode ser visto neste link.