Pelo menos 240 brasileiros, sendo 230 turistas, estão na África do Sul aguardando ajuda do Itamaraty para voltarem ao Brasil. A Embaixada em Pretória e o Consulado-Geral na Cidade do Cabo registraram pedidos de assistência de cerca de 240 brasileiros, após a criação de um formulário virtual no Portal Consular.

Nesta segunda-feira (29), o Ministério das Relações Exteriores informou em nota que acompanha “atentamente a situação dos brasileiros impossibilitados de viajar” por estarem em países do Sul da África que tiveram suas fronteiras com o Brasil fechadas para evitar a disseminação da variante ômicron do coronavírus.

+ Fabricantes de vacinas contra Covid começam a trabalhar em versões para ômicron

Postos no exterior, em parceria com as companhias aéreas que atuam na região, estão em busca de voos ou rotas alternativas para que os brasileiros possam embarcar.

Vale lembrar que a Portaria 660 proíbe, em caráter temporário, voos internacionais com destino ao Brasil que tenham origem ou passagem por África do Sul, Botsuana, Reino de Essuatíni, Reino do Lesoto, Namíbia e Zimbábue nos últimos 14 dias. A medida começou a valer nesta segunda-feira.