A Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou as orientações sobre medicamentos recomendados para o tratamento da Covid-19.

O Grupo de Desenvolvimento de Diretrizes da Organização recomendou o baricitinibe para indivíduos em estado grave ou crítico da doença. A recomendação também inclui o uso do anticorpo monoclonal sotrovimable para pacientes que não apresentam quadros clínicos graves.

O baricitinibe, utilizado no tratamento de artrite, é conhecido pela capacidade de regular o processo de inflamação do organismo. As informações são da CNN Brasil.

Evidências científicas sobre a utilização do baricitinibe associada a outros recursos, como corticoides, mostram que o medicamento pode contribuir no controle da inflamação, reverter quadros graves da doença e reduzir a necessidade de ventilação.

SP: crianças com comorbidade têm prioridade na vacinação contra covid

A OMS desaconselha o uso de outros dois medicamentos (ruxolitinibe e tofacitinibe) para pacientes com Covid-19 grave ou crítica, devido a pouca evidência sobre o benefício dos fármacos para a doença.

O uso do sotrovimable é indicado apenas para pessoas com maior risco de hospitalização. O anticorpo monoclonal imita a capacidade do sistema imunológico de combater o novo coronavírus.

O medicamento é de uso restrito em hospitais e não pode ser vendido em farmácias e drogarias. A dose recomendada é uma dose única de 500 mg, administrada de forma intravenosa.

A OMS é contra o uso de plasma convalescente, ivermectina e hidroxicloroquina em pacientes com Covid-19 independente da gravidade da doença.