Giro

Covid-19: Nenhuma variante quebrou até agora o efeito das vacinas

Crédito: Reprodução/Unsplash

De acordo com especialista, é muito raro uma pessoa morrer após estar vacinada, que esses casos ocorrem por outras condições graves de saúde. (Crédito: Reprodução/Unsplash)

Mesmo com o avanço das vacinas e um início de reabertura das atividades, o mundo continua em estado de pandemia por Covid-19! O aparecimento de algumas variantes tem dificultado o “ataque” ao vírus, mas as vacinas têm ajudado a controlar a disseminação.

De acordo com especialistas, nenhuma variante quebrou até agora efeito protetor das vacinas. O virologista Pedro Simas afirmou ao jornal português Lusa que, até agora, não houve uma variante do coronavírus SARS-CoV-2 que provoca a Covid-19, que “quebrasse o efeito protetor” das vacinas contra a covid-19, destacando que são todas eficientes na prevenção da doença grave e a morte.

+ Leite materno é veículo de transmissão de anticorpos, apontam estudos

A afirmação surgiu depois de ser questionado sobre o aumento de casos relativos à variante Delta, associada à Índia. O virologista do Instituto Molecular da Universidade de Lisboa afirmou que “é muito raro uma pessoa estar vacinada, ter imunidade e contrair a infeção de qualquer variante e morrer”, explicando que tem de ter outras condições de saúde, como uma doença crônica gravíssima.



Quanto ao aumento do número de casos de Covid-19, Pedro Simas afirmou que “há um ligeiro aumento”, que é normal devido ao desconfinamento, mas que são números “muito pequenos”.

Pedro Simas lembrou que 43% da população portuguesa está vacinada contra a Covid-19 com, pelo menos, uma dose da vacina que “é suficiente para conferir a imunidade celular, protetora para a doença severa e para a morte”. Se somar a estes 43% os cerca de 15% das pessoas imunizadas naturalmente, porque contraíram a Covid-19, Portugal está quase com “58% de imunidade populacional”.

Veja também
+ Como podcasts podem ajudar na educação financeira do brasileiro
+ Mistério: mulher descobre que não é a mãe biológica de seus próprios filhos
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Veja quanto custa comer nos restaurantes dos jurados do MasterChef
+ Leilão de carros e motos tem desde Kombi a Nissan Frontier 0km