A Adium, empresa farmacêutica na América Latina, fechou um acordo com o laboratório Moderna para a distribuição e comercialização, na América Latina, da Spikevax, vacina desenvolvida pela farmacêutica norte-americana contra o SARS-CoV-2, vírus causador da Covid-19. No Brasil, a operação será conduzida pela Zodiac Produtos Farmacêuticos, subsidiária do grupo Adium no país.

A Zodiac irá colaborar com a Moderna na gestão dos contratos de fornecimento da vacina, bem como nos processos de Registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), apoio às atividades de Farmacovigilância, Educação Médica Continuada e Assuntos Governamentais para garantir acesso e disponibilidade da Spikevax no Brasil.

O imunizante recebeu aprovação total da agência reguladora americana, a Food Drugs Administration (FDA), para pessoas maiores de 18 anos. A agência reguladora de medicamentos Therapeutic Goods Administration (TGA), da Austrália, concedeu registro provisório para o uso da Spikevax na imunização de crianças de 6 a 11 anos.

Assembleia de credores da Samarco é reagendada para 10 de março por falta de quorum

A vacina contra Covid-19 da Moderna utiliza a plataforma tecnológica mRNA, que fornece um plano para as células construírem a defesa do corpo contra o SARS-CoV-2. A vacina não tem SARS-CoV-2, apenas induz o organismo a combater o vírus. O imunizante foi aprovado em mais de 70 países, incluindo Canada, Japão, União Europeia, Reino Unido e Israel.

Com sede administrativa na cidade de São Paulo e fábrica em Pindamonhangaba, interior paulista, a Zodiac desenvolve, produz e comercializa medicamentos com foco em oncologia, hematologia, sistema nervoso central, tratamento para dor, urologia e ginecologia.

“Este acordo com a Moderna permitirá que os brasileiros tenham acesso a uma vacina de alta tecnologia para a Covid-19, e estamos felizes com esta parceria”, disse, em nota, Alexandre Seraphim, Gerente Geral da Zodiac Produtos Farmacêuticos no Brasil.